Sinduscon-DF apoia Campanha Nacional de Segurança com Energia Elétrica

Na tarde de segunda-feira (5), foi lançada a Campanha Nacional de Segurança com Energia Elétrica. Com o slogan “É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida!”, as distribuidoras pretendem alertar a população quanto aos riscos com a rede e o cuidado no dia a dia.

A campanha tem foco em sete causas: operação de equipamentos; ligação clandestina; cabo energizado no solo; poda de árvore; instalação de antena de TV; pipa e construção/manutenção predial. Sendo esta última, a responsável pelo maior número de acidentes fatais com energia elétrica, de acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Em 2018, foram registrados 891 acidentes com energia elétrica no país, sendo 163 com óbito. 55% destes, ou seja, 89 casos, foram registrados na área de construção e manutenção predial. Conforme o presidente da Abradee, Marco Madureira, o cenário engloba construções de pequeno e médio porte realizadas sem o devido acompanhamento de profissionais capacitados.

Estimativas do Sinduscon-DF apontam que as principais causas de acidente no setor são queda, soterramento e choque elétrico, respectivamente. Ciente da importância da prevenção de acidentes, o Sinduscon-DF apoia a campanha e reforça seu papel orientativo junto às empresas da construção.

Vale destacar que a atuação do sindicato é voltada àquelas empresas que constroem de maneira legal no DF, com procedimentos adequados e profissionais qualificados.

Confira um dos vídeos da campanha: