Construtores conhecem novas pintoras profissionais de Brasília

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF e do Sinduscon-DF

O Sinduscon-DF, em parceria com o grupo Mulheres do Brasil e o Senai-DF, apresentou, na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, a primeira turma de mulheres que concluíram o curso de pintura imobiliária. O evento aconteceu no canteiro de obra da empresa associada Supera Engenharia. Objetivo foi mobilizar o setor da construção civil para contratação das novas pintoras profissionais.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, a iniciativa é bem-vinda e reforça a necessidade de termos mais inclusão no setor. “O sindicato foi procurado pelo grupo Mulheres do Brasil a fim de estender o projeto e alcançar mais mulheres no Distrito Federal, para que se tornem profissionais do setor da construção”, explicou.

O sócio-diretor da Supera Engenharia, Marcelo Paro, acredita que o momento de mudança pelo qual o país e o DF está passando reforça a importância da formalização e da qualificação de mão de obra. “A partir desse novo governo, começamos a sentir indícios de retomada e a iniciativa de qualificação de profissionais para a construção civil é importante para que tenhamos gente com capacitação dentro dos canteiros”, ressaltou.

A possibilidade de começar numa nova função empolgou a aluna Vilma Graça. Desempregada, ela viu no curso de pintura uma oportunidade para conseguir retornar ao mercado de trabalho. “Enquanto eu procurava emprego, encontrei a associação que estava formando a turma de mulheres e quis me inscrever. Agora, depois de finalizar, acho que posso crescer na construção civil”, afirmou. Segundo Vilma, ela e as colegas já estão fazendo trabalho voluntário em ONGs e até mesmo aplicando o que aprenderam no curso em casa.

Para o Senai-DF, o projeto é fundamental para mostrar a importância de práticas que visem a qualificação e a procura por novas oportunidades. “Nós trabalhamos com a ideia de que é preciso ensinar a pescar e não dar o peixe”, explicou o superintendente regional da instituição, Marco Secco.

Segundo Marco, dentro das políticas do Senai, são trabalhadas vertentes como etnia, gênero, raça e altas habilidades. “No caso do Pintando Oportunidades, estamos trabalhando a inclusão das mulheres e a coordenação motora feminina que é bem mais aguçada”, destacou.

O secretário de Obras do DF, Izidio Santos, prestigiou o evento e ressaltou a importância do projeto e da inclusão das mulheres na construção civil. “Já tivemos, em outras oportunidades, empresas e entidades preocupadas com a inclusão das mulheres, juntamente com o Sinduscon-DF. E isso foi extremamente importante como está sendo este projeto agora”, relembrou.

O evento foi bastante prestigiado e contou, também, com a presença do secretário de Governo, José Humberto Pires. Na oportunidade, ele destacou que o governador do DF, Ibaneis Rocha, dentro dos projetos de revitalização de Brasília, tem a previsão de pintar todos os viadutos da cidade.

Palestra e demonstração ao vivo

O encontro contou, também, com uma palestra da diretora da Mister Cryl, Aline Barbosa, sobre patologias em pinturas, apresentando os principais problemas identificados neste nicho e as soluções. Em seguida, a integrante do Mulheres do Brasil, Tatiane Araújo, quem procurou o Sinduscon-DF para iniciar a parceria, explicou o projeto e apresentou documentário, que está em fase de construção, sobre a iniciativa.

Uma das idealizadoras do grupo Mulheres do Brasil, Janete Vaz, co-fundadora do laboratório Sabin, aproveitou a oportunidade para agradecer ao Sinduscon-DF por abraçar a ideia, destacando a importância desta parceria para o futuro das pintoras no mercado de trabalho.

Para finalizar, as alunas fizeram uma demonstração do curso colocando em prática o aprendizado. Elas foram convidadas para pintar uma parede na obra, demonstrando as habilidades em diversos segmentos de pintura.

Empresários, empreiteiros e construtores do DF estiveram presentes, bem como várias integrantes do grupo Mulheres do Brasil. Também participaram a deputada federal Paula Belmonte, representando o secretário de Agricultura do DF, Dilson Resende, compareceu Luana Katerine.

Mulheres mostram habilidades na prática

Banco de talentos da construção civil

Em breve, o Sinduscon-DF vai lançar uma aba exclusiva no site para disponibilizar os currículos das novas pintoras, para que o setor tenha acesso a um banco de profissionais capacitadas. O sindicato reforça aos empresários a importância de acessarem estes currículos, com a garantia de contratação de mão de obra qualificada.

Mais informações sobre o projeto pelo e-mail brasilia@grupomulheresdobrasil.org.br ou Instagram @grupomulheresbrasildf.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos do evento.