Sinduscon-DF acompanhará de perto processos de 10 empresas junto ao Ibram

“Várias empresas já vinham procurando, de forma isolada, soluções para entraves junto ao Ibram”, explicou o diretor de meio ambiente e sustentabilidade do Sinduscon-DF, Luciano Dantas. Quando identificado o grande obstáculo que era a liberação das licenças ambientais, diversas entidades se uniram, incluindo o Sinduscon-DF, em busca de soluções junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

A Federação das Indústrias do DF (Fibra) liderou o trabalho, em parceria com sindicatos afiliados, para identificar dificuldades e demandas ligadas ao licenciamento. Só por parte do Sinduscon-DF, foram enviados casos de 10 empresas. Muitas delas de infraestrutura, cascalheiras, usina de asfalto e pré-moldados. “Sabemos que as de edificação também possuem problemas, mas elas não entraram em contato dentro do prazo da campanha”, explicou Luciano.

Vale reforçar que a maioria das empresas que enviaram seus processos ao Sinduscon-DF, não são associadas. Isto só demonstra a representatividade e o alcance do sindicato na região.

Segundo o diretor Luciano Dantas, o Sinduscon-DF vai acompanhar, de perto, os processos de licenciamento destas empresas. “Esta ação oportuniza que os casos sejam analisados, de maneira diferenciada, por parte do Ibram”, ressaltou.

Para Luciano, o instituto sabe da importância do setor da construção civil na geração de empregos. “Muitas empresas não estão produzindo, porque estão paradas, por não terem licença. Sem licenciamento, não conseguem financiamento no banco e, consequentemente, capacidade para investimento. É um ciclo!”, exemplificou.