Sinduscon-DF contribui com propostas para o Centro de Desenvolvimento Regional (CDR-DF)

Helena Peres
Vice-presidente do Sinduscon-DF

No dia 25/06, participei, em nome do Sinduscon-DF, da Oficina de Refinamento dos Alvos Temáticos do Centro de Desenvolvimento Regional Distrito Federal (CDR-DF), que trouxe uma rica programação e interação entre universidades, pesquisadores, servidores públicos e entidades de classe.

A disciplina adotada pela oficina tinha como objetivo afinar os alvos já existentes, debatidos na oficina anterior, em 2018, bem como propor novos alvos a serem refinados. Na parte prática do encontro, a equipe escolhida pela CDR-DF foi dividida em 3 grupos, onde o Sinduscon-DF esteve presente no grupo 2.

O Sinduscon-DF contribuiu com seu grupo por meio do relato das ideias propostas pelo grupo. Na oportunidade, discutimos diversos pontos de melhorias para o Distrito Federal; também falamos sobre a importância do diálogo entre os arranjos produtivos, e, ainda, acerca da necessidade de capacitação técnica e estímulo à cultura do empreendedorismo, com mudança de cultura e inovação.

Por fim, elaboramos um relatório com diversas propostas, dentro dos temas específicos definidos para o grupo e entregamos ao professor Neantro Saavedra, responsável pelo CDF-DF. De novos alvos, o grupo 2 propôs desenvolvimento urbano com foco na melhoria da segurança, mobilidade urbana e habitação de qualidade para a população do DF.

O que é CDR?

n

Os CDRs são centros de planejamento para encontrar soluções locais de desenvolvimento econômico sustentável nas várias regiões, atuando junto às universidades, poder público e o setor produtivo no sentido de conhecer as vocações locais e, a partir delas, identificar quais são os seus produtos e atividades econômicas com potencial de gerar mais riquezas e, assim, aumentar a renda e os empregos na região.