Conselho superior da FAP-DF é empossado

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Samira Pádua

Em cerimônia na tarde da última sexta-feira (17), no Biotic – Parque Tecnológico de Brasília, tomaram posse os integrantes do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A fundação pública tem como missão estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do DF. Está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Graciomário de Queiroz, assumiu como membro titular e o 1º vice-presidente da Federação, Pedro Henrique Verano, como suplente. “O setor empresarial, ao participar do conselho, tem a oportunidade de trabalhar com o governo e a academia no desenvolvimento de programas e de projetos que venham a beneficiar a população. As ideias são transformadas em inovação, depois em produtos e permitem que as indústrias trabalhem em benefício da melhoria da qualidade de vida”, afirma Queiroz.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), Ricardo Caldas, também tomou posse como conselheiro titular. O suplente é Djalma Petit, integrante da diretoria do sindicato. “Essa era uma reivindicação nossa havia bastante tempo, pois havia desequilíbrio de representação entre os setores empresarial e acadêmico. Nesta nova configuração do conselho, acreditamos que a contribuição da indústria será maior”, diz Caldas.posse do conselho superior de fap df helio montferre 3

A pluralidade da formação do colegiado também foi destacada pelo diretor-presidente da FAP-DF, Alexandre André dos Santos. “O governador nos delegou a responsabilidade de pensar a composição do conselho de maneira que expressasse a pluralidade de atores do campo da ciência, tecnologia e inovação. Acredito que isso seja essencial para que a gente consiga ganhar ritmo e velocidade.”

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, compareceu à cerimônia de posse. “Já tínhamos um conselheiro do setor produtivo da indústria. Agora, aumenta nossa presença nesse conselho de muita valia para o desenvolvimento do Distrito Federal. Esperamos levar adiante algumas questões que pleiteamos há algum tempo”, destaca.

De naturezas consultiva e deliberativa, o Conselho Superior da FAP-DF é o órgão máximo da fundação. É formado pelo diretor-presidente da instituição e por 14 membros titulares e seus respectivos suplentes, nomeados e empossados pelo governador do DF. Na cerimônia de hoje, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, representou o governador, Ibaneis Rocha.

A nova composição do colegiado foi publicada no Diário Oficial do DF de 30 de abril. Entre as competências do grupo estão aprovar e autorizar propostas de operações de crédito e de financiamento.

Veja aqui a galeria de imagens.