Agência CBIC
O rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), nessa sexta-feira (25), será o primeiro assunto em pauta na próxima reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na próxima quinta (7).
O apresentador será o vice-presidente da área na CBIC e responsável pela comissão, Dionyzio Klavdianos. “Um acidente como esse repercute no setor em todos os aspectos. Para cumprir nosso papel como engenheiros e construtores temos que indagar questões como técnica, precificação e riscos envolvidos”, ressalta.
Também participará do painel o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Leonardo Braga Passos.
A seguir, a programação conta com palestra sobre problemas de desplacamento de revestimento cerâmico, a cargo do vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP), Paulo Sánchez.
Na parte da tarde, mais uma série de apresentações abordarão assuntos variados, desde norma de desempenho a disseminação do Building Information Model (BIM).
Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas se reúne nesta quarta (6)
A primeira reunião do ano do Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant) da CBIC ocorre nesta quarta-feira (6). Entre outros assuntos, serão discutidas as principais normas em consulta nacional:
ABNT NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimento
ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações
As palestras das reuniões de 6 e 7 de fevereiro estão contidas nos projetos Gestão das Normas Técnicas do Setor e Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, iniciativas da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).