Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Texto: Guilherme Cunha
Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Anual de Integridade Pública da Controladoria-Geral do Distrito Federal. Será em 6 e 7 de novembro, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, no Setor de Clubes Esportivos Sul. Para se inscrever gratuitamente, clique aqui. Os participantes receberão certificado.
No Distrito Federal, a partir de junho de 2019, só empresas que tiverem programas de integridade poderão fazer contratos com a administração pública local. A obrigatoriedade foi estabelecida pela Lei nº 6.112/2018 e valerá para contratos, consórcios, convênios, concessões e parcerias público-privadas com prazos iguais ou superiores a 180 dias e com valores superiores a R$ 176 mil.
A ideia do encontro é promover uma reflexão sobre corrupção e integridade, mostrar a importância da implementação de ações de compliance e tratar de normas legais e regulamentares envolvidas nos processos. O termo em inglês compliance significa estar em conformidade com as regras e o conceito é ligado a gestão transparente e de qualidade.
O evento é realizado pelo órgão do governo local em parceria com o Sistema Fibra e tem o apoio da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil e da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
Na abertura, na manhã do dia 6, a Controladoria-Geral do DF apresentará seu programa de integridade. Também haverá palestras e oficinas ao longo do dia com insights comportamentais.
No dia 7, no período da tarde, ocorrerá o talk show Conhecendo a Integridade Segundo a Lei Anticorrupção, com a participação de Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União; Roberto Livianu, promotor de Justiça do Estado de São Paulo; e Samantha Dobrowolski, procuradora da República. A controladora da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Cristine Menezes, será a moderadora.
Após o bate-papo, serão sorteados 20 exemplares do livro Corrupção, originalmente publicado por Roberto Livianu em 2006 e completamente reformulado e atualizado em 2014, com prefácio do juiz Sério Moro. A obra traz conceitos de corrupção na visão do Direito Penal e do Direito Comparado e traça paralelos com países que tiveram êxito no combate à corrupção. Outros 20 exemplares serão sorteados em evento de relançamento do livro na noite do dia 6, às 19 horas, no saguão do Park Shopping. O relançamento terá a participação do jornalista Marcelo Beraba, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S. Paulo.
Ainda no dia 7, serão apresentados cases inscritos no prêmio Boas Práticas na Controladoria-Geral do DF. No fim da tarde, haverá a entrega de certificados de participação e troféus.
1º Encontro Anual de Integridade Pública da Controladoria-Geral do Distrito Federal
(Instituto Serzedelo Côrrea, Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3 Lote 3)
6 de novembro
9h
Abertura e apresentação do Programa de Integridade da CGDF (ProInt), com o controlador-geral, Lúcio Carlos de Pinho Filho
10h15
Palestra Insights Comportamentais e Promoção da Integridade Pública, com Thaís Gargantini, CEO do Grupo Aecom
11h20– 16h, com intervalo para o almoço
Oficinas Insights Comportamentais e Promoção da Integridade Pública, com Thaís Gargantini, CEO do Grupo Aecom
16h20
Apresentação dos trabalhos das oficinas
17h30
Encerramento
7 de novembro
14h
Talk show Conhecendo a Integridade Segundo a Lei Anticorrupção
15h30
Abertura da premiação Boas Práticas da CGDF, com apresentação de cases e entrega dos certificados e troféus
17h30
Encerramento