Projeto piloto BIM Colaborativo tem início no DF

O projeto BIM Colaborativo (Building Information Modeling), da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em parceria com o Sinduscon-DF, Sebrae-DF e Sesi Nacional, surgiu da necessidade dos participantes do Road Show sobre o tema realizado em 14 cidades, desde 2017. De acordo com a gestora de projetos de tecnologia e inovação da Cbic, Raquel Ribeiro, esse foi um pedido dos participantes, à época. “Esse projeto nasceu do desdobramento do Road show; da necessidade de dar um caminho para o associado de conhecer e ter uma metodologia para ser desenvolvida”, explica Raquel.

O BIM, que pode ser definido como a modelagem de informações da construção, agrega todas os dados e partes de um projeto construtivo, por meio da utilização de softwares que viabiliza a interação e participação de vários setores de uma obra. “Esse workshop tem por objetivo a implantação por varejo. É um projeto inovador com foco em micro e pequenos empresários. Esse é o primeiro passo: alinhar o conceito do BIM, esclarecer conceitos novos para que nas próximas etapas possamos trabalhar em cima desse conhecimento”, explica Suzuki.

A primeira fase do projeto denominada “Alinhamento & Estratégia”, contou com workshop de preparação de 16 horas, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, com o objetivo de alinhamento de conceitos, entendimento do desafio de implementar uma nova maneira de projetar, construir e operar empreendimentos de Construção. Somado a este, haverá um questionário, previsto para as duas próximas semanas, que terá a participação à distância, para levantar status e validar estratégia / processos / riscos / informações gerenciais e grau de maturidade / usos / objetivos BIM de cada empresa, e ainda, uma entrevista individual com empresas para confirmação do entendimento realizado no questionário e alinhamento de premissas para implantação dos processos BIM.

Suzuki reforça a importância da disseminação do projeto entre as empresas e como sua utilização trará benefícios para as obras. Ele conta que, num primeiro momento, pode haver alguma resistência, mas é algo normal que, com o conhecimento da prática, torna o assunto bem palpável e de interesse de todos. “Muitos estão iniciando agora e o BIM está muito vinculado ao software. O que tentamos fazer é com que eles entendam que é um conjunto e integra todas os setores da empresa”, explica.

Presente no workshop, a arquiteta Monique Menezes aproveitou a oportunidade para aprimorar o conhecimento sobre o assunto. “Aprendemos sobre o software e como ele pode ser vantajoso para nossos processos. Tenho a intenção de levar o BIM para nosso escritório a fim de diminuir prazos, custos e melhorar nossa produtividade”, falou Monique.

Em números: 42 pessoas participaram do workshop.

Com informações da Agência Cbic