Há três décadas, o Seconci-DF cuida do trabalhador da construção civil

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

n

No dia 30 de junho de 1988, os Sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores da Construção do DF (Sinduscon-DF e Sticombe) se reuniram para inaugurar a entidade que transformaria o setor na capital do país. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Os dois Sindicatos foram responsáveis pela criação do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), que trouxe para o empresário e para o trabalhador assistência e serviços, em sua maioria, gratuitos.

A experiência aconteceu graças ao modelo implantado em São Paulo, anos antes. Lá, os trabalhadores da construção já contavam com duas décadas de serviço social voltado especificamente para o setor quando da implantação no DF. Em depoimento gravado em 2014, o saudoso Edgard Viana, falecido em 2015, reforçou a importância da criação da entidade e os benefícios que ela traria principalmente para os trabalhadores. “Foi uma vitória que nós conseguimos para levar aos nossos trabalhadores assistência e principalmente alfabetização. O Seconci não pode deixar de existir porque ele cumpre um papel social muito importante na capital do Brasil”.

Clique aqui e leia a matéria completa.