Alerta contra doenças características do inverno

José Sidney Rocha
Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

n

Com o início do inverno no dia 21 de junho, várias doenças características desta estação começam a ganhar mais proporção. No Distrito Federal, o inverno vem acompanhado pelo tempo seco, a baixa umidade e o frio, principalmente nas madrugadas, quando a maioria dos trabalhadores saem de casa. Sendo assim, é preciso redobrar os cuidados com as doenças que acometem grande parte da população, como explica o gerente de medicina do Seconci-DF, Daniel Honda. “Nesta época, as pessoas tendem a permanecer mais tempo em ambientes fechados e com ventilação reduzida, facilitando a transmissão dessas doenças”, fala Daniel.

O médico ressalta que, com cuidados simples, no entanto, é possível passar longe dessas doenças tão temidas. Dentro da construção civil, por exemplo, ele explica que o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o consumo de água e demais cuidados como nebulização quando a umidade estiver baixa podem prevenir as famosas ‘ites’. “Nesse período, devemos lavar as mãos, manter uma boa alimentação, ingerir líquidos como água e sucos naturais de frutas, além de deixar os ambientes sempre limpos e arejados. O Seconci-DF, nas consultas ocupacionais por meio dos nossos médicos, orienta e tira eventuais dúvidas dos trabalhadores a respeito de doenças respiratórias”, conta Daniel.