No 90º ENIC, COP entrega projeto com medidas anticorrupção ao governo de Santa Catarina

Agência Cbic

n

Os trabalhos da Comissão de Infraestrutura (COP) da CBIC no 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) foram encerrados em Florianópolis com a entrega de uma proposta de projeto de lei ao governo de Santa Catarina. Trata-se da contribuição da CBIC para a adoção de uma iniciativa na área de compliance e ações anticorrupção pela administração pública estadual. "É um legado da COP, que representa um grande passo para o governo catarinense sair à frente e adotar um mecanismo, cuja exigência hoje é feita somente ao setor privado, mas que também é importantíssima para o setor público", explicou Carlos Eduardo Lima Jorge, presidente da comissão.

Em ação estratégica da CBIC e com correalização do SENAI Nacional, a COP tem debatido como fechar as chamadas “janelas da corrupção”, dando visibilidade a práticas consagradas pela administração pública que favorecem a prática de desvios e apontando medida para fechar tais espaços. Em mais uma ação, a COP aproveitou o 90º ENIC para trazer o tema e manter o debate que vem travando sobre como melhorar as práticas na administração pública.

A proposta foi entregue por Lima Jorge ao presidente da entidade realizadora do evento, a Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de Santa Catarina (Asicc-SC), Marco Aurélio Alberton, que terá a incumbência de repassar ao governo do estado de Santa Catarina. "O primeiro passo será a administração estadual fazer um diagnóstico, identificar sua matriz de riscos para saber quais as regras de boa conduta e compliance deverão ser adotadas hierquicamente, e depois montar um monitoramento contínuo sobre a integridade das ações da administração pública", definiu Angélica Petian, do escritório VG&P Advogados, autora da proposta encomendada pela COP/CBIC.