Sinduscon-DF e Fundacentro celebram Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Assessoria de Imprensa da Fundacentro/DF

n

Na quarta (25), foi realizada palestra na Fundacentro do Distrito Federal, em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28 de abril. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho, com o objetivo de promover uma cultura de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como conscientizar sobre sua importância para a redução de acidentes e mortes relacionadas ao trabalho.

O evento teve como objetivo colocar em evidência a importância de questões relacionadas à segurança e saúde no trabalho, bem como apresentar, aos profissionais e estudantes, as tendências e os desafios do ministério do Trabalho relacionados ao setor.

A mesa de abertura teve composição tripartite e contou com a presença de Dionísio Leone Lamera, Chefe da Fundacentro do DF; Juliana Moreira de Oliveira, representante do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), e João Barbosa de Arruda, representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília e Entorno (STICOMBE).

Juliana Moreira falou sobre a campanha “Abril Verde” e a importância de se discutir questões relacionadas à segurança e saúde do trabalhador. Em seguida, João Barbosa destacou a necessidade de fortalecimento da Fundacentro, que atua em prol dos trabalhadores e precisa de mais investimento.

Por fim, Dionísio Lamera destacou que o Brasil é o 4º país com mais acidentes de trabalho registrados no mundo. Segundo ele, “somos todos trabalhadores e estamos expostos a riscos. Cabe a todos nós, trabalhadores, seguir a legislação trabalhista, para que nosso ambiente de trabalho seja seguro e possamos prevenir doenças relacionadas ao trabalho”. Exemplificando, Dionísio citou o caso de um empresário da indústria da construção que, no acompanhamento de sua obra, também está exposto aos mesmos riscos dos operários, se o ambiente de trabalho estiver em condições inadequadas.

Em seguida, a palestrante Viviane de Jesus Forte abordou o tema “Novas Perspectivas e Desafios da Segurança e Saúde no Trabalho”, com foco nas atividades de fiscalização do Ministério do Trabalho, onde ocupa o posto de Diretora-Substituta do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, da Secretaria de Inspeção do Trabalho.

A palestrante chamou atenção para os temas da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho de 2018, que serão adoecimento ocupacional e quedas decorrentes do trabalho em altura. Viviane apontou que quedas com diferença de nível, impactos e energia elétrica são as principais situações geradoras de acidentes de trabalho, e que dorsalgia, LER/DORT e adoecimento mental são as principais causas de adoecimento do trabalhador.

Além disso, a palestrante destacou o elevado índice de acidentes de trabalho por ano no Brasil. Segundo ela, acidente de trabalho não é bom para o trabalhador, para o empregador nem para a sociedade, uma vez que gera sofrimento humano, despesas para todas as partes envolvidas e sobrecarga para a Previdência Social.

Por fim, o Chefe de Serviços Técnicos da Fundacentro do DF, Swylmar dos Santos Ferreira, apresentou a Cartilha “Proteção contra choques elétricos em canteiros de obras”, que está disponível no site da Fundacentro e faz parte da Campanha Regional de Proteção contra Choques Elétricos, promovida em 2018.