Câmaras Técnicas do Codese-DF participam de workshop

Assessoria de Imprensa do Codese-DF

Na tarde da última quinta-feira, 8 de fevereiro, no salão de eventos da CDL-DF, no SIA, gestores e membros do Codese-DF participaram do primeiro, de uma sequência de seis workshops, que terão como resultado o documento Codese 2018/2030 – O DF que a gente quer!

A intenção é que este documento, o qual será apresentado em agosto de 2018 aos candidatos ao Governo do Distrito Federal nas próximas eleições, seja como uma “Carta de Navegação” para os próximos governos no DF, possibilitando a execução das propostas ali contidas, de forma articulada, sinérgica e eficaz através de ações estratégicas que, certamente, transformarão a realidade do DF, focando sempre em uma visão de futuro ancorada em perspectivas de curto, médio e longo prazo.

Com a participação de 104 integrantes, entre gestores e membros, das 19 Câmaras Técnicas do Codese, foram realizadas algumas dinâmicas tendo como elemento balizador as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conteúdo estruturante da Agenda 2030 – um pacto global pelo desenvolvimento sustentável, firmado pelo Brasil com outros 192 países e que está em fase de adaptação às realidades de cada território.

Paulo Muniz, presidente do conselho, disse durante o encontro que este evento irá cimentar uma nova cultura nas 19 Câmaras Técnicas, que reúnem representantes tanto do setor produtivo, como da sociedade civil organizada. Elas são responsáveis pela criação e escolha das melhores propostas que farão parte do documento Codese DF 2019/2030 –  “O DF que a gente quer”. Sob a orientação da consultora Silmara Vieira, serão implantadas novas metodologias para integrar os diversos estudos que definirão as prioridades a serem nesse documento. Nosso objetivo é indicar os rumos desejados pela população para um futuro melhor para o DF e sua área de abrangência, acredita Muniz.

Silmara Vieira salientou que espera obter resultados que mostrem os melhores caminhos a serem perseguidos pelas Câmaras Técnicas, em sintonia com os anseios da população. “Vamos nos preparar para que o Codese exerça seu papel de indutor de políticas públicas, representando a sociedade, subscrevendo a Agenda 2030 da ONU, que estabeleceu as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O trabalho só está no início e, certamente, há muito para se fazer! Será imprescindível a atuação comprometida e regular de todos os membros das Câmaras Técnicas. Logo após o carnaval teremos um etapa de socialização de informações orientadoras e reuniões de alinhamento de visão. Na sequência, os integrantes das CTs participarão de um nova etapa, bastante importante: a avaliação, priorização e proposição das metas que guiarão a elaboração das ações estratégicas”, finalizou a consultora.

Cerca de 104 integrantes participaram do workshop