Correio Braziliense
Podem ocorrer no DF outros desabamentos como o da 210 Norte?
Isso pode ocorrer em outros prédios de Brasília, como em qualquer outra cidade. Temos prédios com 58 anos e é preciso acompanhar as patologias que eles apresentam. É necessário que se façam pesquisas para encontrar soluções para cada tipo de problema.
De quem é a responsabilidade de fiscalizar as construções?
O acompanhamento dos prédios é uma obrigação condominial e dos proprietários. O Estado fornece, no máximo, uma orientação, mas ele não interfere na área privada, para solicitar serviços de correções de patologias. O governo pode fazer normativas, que já existem. O próprio morador pode exigir do síndico informações sobre problemas do prédio e solicitar atendimento às normas técnicas.
Quais sinais um prédio pode dar para que as pessoas evitem desabamentos?
Nesse caso, há sinais bastante distintos. Eles vão de um simples olhar a uma vistoria técnica. Os sinais são mais do que o uso do local. A água pode entrar, oxidar o ferro e causar sobrecarga no local, por exemplo, mas esse tipo de problema pode ser previsto. Por isso é necessário realizar uma vigilância de estabilidade, porque podem existir outras questões que a gente não sabe.
Como prevenir esse tipo de acidente?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta esse tipo de prevenção por escrito. É necessário fazer vistorias com laudos técnicos e pesquisas para saber efetivamente como está a estrutura. Então, se seguirmos a disciplina estabelecida pela ABNT, os riscos podem ser eliminados.