FAP-DF anuncia primeiros editais de 2018

Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra

A Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) lançou no dia 15 de janeiro, no Palácio do Buriti, dois editais: o de Participação e o de Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação. O governo vai investir R$ 13 milhões nesses financiamentos. Ambos os editais terão prazo de vigência até março de 2019, a menos que os recursos se esgotem antes.

O Edital nº 1/2018, de R$ 7 milhões, é voltado para seleção de propostas para apoio à participação em eventos, cursos de curta duração e visitas técnicas de natureza científica, tecnológica e de inovação. O valor será concedido de forma individual – até R$ 3 mil para eventos no Brasil e até R$ 10 mil para visitas ao exterior.

Poderão submeter propostas pesquisadores doutores e mestres; estudantes de pós-graduação stricto sensu e de graduação que fazem parte de programa de iniciação científica ou de extensão; e profissionais atuantes em ciência, tecnologia e inovação com titulação mínima de mestre.

O Edital nº 2/2018 visa a apoiar, por meio de promoção, a realização e a organização, no Distrito Federal, de eventos técnicos, científicos ou de inovação. Serão destinados R$ 6 milhões. O público-alvo são pesquisadores e profissionais de ciência, tecnologia e inovação com formação e experiência compatíveis com a modalidade e o tema do evento. Os candidatos devem ter vínculo permanente com instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, ou com instituições governamentais distritais ou federais atuantes. Em todos os casos, as organizações devem ter sede no DF.

Estímulo ao desenvolvimento

A criação de um ambiente empreendedor e inovador depende da ampliação dos recursos para o setor produtivo, disse o governador Rodrigo Rollemberg durante a cerimônia de lançamento dos editais. “No fim do ano passado, tivemos um resultado positivo do nível de confiança da indústria na nossa economia e é claro que isso se reflete em novos investimentos, que vão construir o círculo virtuoso de desenvolvimento”, afirmou.

O diretor-presidente da FAP-DF, Tiago Coelho, aproveitou para fazer um balanço. “Com os lançamentos de hoje, são R$ 240 milhões destinados a editais de projetos de pesquisa desde 2015, o que coloca em evidência o setor como força motriz para a retomada da economia da nossa cidade.”

Na visão do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, as políticas de desenvolvimento devem explorar os potenciais específicos da cidade. “A vocação da capital é a inovação. Os editais são oportunidades para que se avance na inteligência e no uso dos recursos que o DF tem”, disse.

Mais informações estão no site: fap.df.gov.br.

Financiamento para pequenos negócios

A FAP-DF também está com inscrições abertas para o Edital n° 11/2017, que tem o objetivo de apoiar projetos inovadores de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do setor industrial. As propostas devem ser enviadas até 28 de fevereiro. O recurso é de R$ 13 milhões, sendo que o valor máximo para financiamento é de R$ 150 mil para microempresas e de R$ 250 mil para empresas de pequeno porte, com contrapartida de 10% em ambos os casos.

O edital atende a três áreas estratégicas. A primeira engloba vestuário, industrialização e beneficiamento de grãos, indústria gráfica e industrialização de alimentos. A segunda contempla construção civil; metalurgia, mecânica e materiais elétricos; recuperação e manutenção de máquinas, aparelhos e equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos; madeira e mobiliário; e artefatos de concreto e cimento armado. A terceira são as cadeias produtivas de tecnologias da informação e comunicação.