Fibra participa de Fórum do Clima do DF

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

As mudanças climáticas e alternativas de adaptação, as emissões de gases de efeito estufa e opções de mitigar seus impactos e a governança climática são os principais temas da primeira edição do Fórum do Clima do Distrito Federal. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, o encontro ocorre nesta terça e quarta-feira (28 e 29), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação conta com palestras e debates.

A abertura foi na manhã desta terça-feira (28). A subsecretária de Planejamento Ambiental e Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente do DF, Maria Sílvia Rossi, destacou a necessidade de mudança de comportamentos em relação aos recursos naturais e do engajamento com as causas de preservação. “O governo de Brasília tem planejamento estratégico e tático para o enfrentamento das mudanças climáticas – o Zoneamento Ecológico-Econômico é uma das ferramentas. O projeto de lei [que ainda será enviado à Câmara Legislativa] estabelece medidas e padrões para ocupação e uso do solo, o que é fundamental para assegurar a qualidade ambiental, além de quebrar o paradigma de que atividades econômicas não podem ser aliadas ao meio ambiente.”

O secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Frask Lucero, também participou da abertura. Ele destacou que os problemas climáticos afetam a todos e que o momento é de discutir soluções. “Os dois pilares são reduzir as emissões de gases e promover o desenvolvimento sustentável, ações que exigem dedicação e priorização do governo”, disse.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Marcontoni Montezuma, que também é diretor de Assuntos Parlamentares do Sinduscon-DF, o fórum é um espaço para ampliar o compromisso do empresariadocom o uso dos recursos naturais. “As indústrias de Brasília estão cientes da responsabilidade socioambiental e hoje enxergam que não é mais uma questão de obrigatoriedade, e sim de necessidade.”

A abertura contou ainda com a presença da secretária-executiva do Fórum de Organizações Não Governamentais Ambientalistas do DF e Entorno, Mônica Veríssimo, e da coordenadora substituta do Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Andréa de Araújo.

Opções de mitigação

Nesta quarta-feira (29), às 10h30, Marcontoni Montezuma comporá a mesa do debate Opções de Mitigação das Mudanças Climáticas no DF, ao lado do subsecretário de Planejamento da Secretaria de Mobilidade, Eduardo Rodrigues da Silva; do diretor-presidente do Metrô DF, Marcelo Dourado; da coordenadora administrativa da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino; do coordenador de graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Brasília, Luciano Soares Cunha; do presidente interino da Ciplan, Sérgio Bautz; e do gerente geral de Coprocessamento da Votorantim Cimentos, Alaim Silva de Paula. O moderador da mesa será o secretário de Fazenda, Wilson de Paula.

O objetivo é discutir ações de redução de impactos ambientais nas áreas de mobilidade, de energia, da indústria e da agricultura. Para participar do segundo dia do fórum, também no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, basta se inscrever na recepção do evento, no Auditório Águas Claras.

Veja a programação completa do Fórum do Clima do Distrito Federal aqui.

(Com informações do Sinduscon-DF)