Redenção do Entorno só virá com a união de todos os atores

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Imprensa da Asbraco

A união e o desenvolvimento econômico e social da região da Ride – Brasília, 22 municípios goianos do Entorno e três municípios mineiros – só se realizará com a união de todos, operando as vocações produtivas de cada uma cidade, formando uma “cadeia produtiva”. Sem isso os processos isolados de desenvolvimento não terão robustez para garantir a melhoria da qualidade de vida da população e não gerará recursos para a ocorrência de uma infraestrutura básica necessária a todo o processo produtivo.

O alerta foi feito pelo vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), Luiz Carlos Botelho, durante reunião da Câmara Técnica “Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e Ride”, que teve a participação de representantes do GDF (secretarias do Desenvolvimento, Fazenda e Terracap), das prefeituras dos dois estados e do Governo de Goiás. A câmara tem quatro gestores (dois de Goiás – Adair Ribeiro e Carlos Alberto Moura e dois de Brasília – Afonso Assad e Luiz Carlos Botelho).

A Ride tem como objetivo articular e harmonizar as ações administrativas da União, dos Estados e dos municípios para a promoção de projetos que visem à dinamização econômica e provisão de infraestruturas necessárias ao desenvolvimento em escala regional. Foi criada em 1998, mas sofre de inanição, e seu conselho não se reúne há mais de três anos.

Para Afonso Assad, a mudança do patamar de desenvolvimento da região exige que as prefeituras estejam atentas às aspirações das populações e que os governos de Goiás, Minas e de Brasília se unam à União, apresentando propostas, sugestões de planejamentos para que se organize o processo produtivo, respeitando as realidades e expectativas locais. Hoje, salientou, temos total identificação com o Codese-GO, trabalhamos integrados e buscando soluções viáveis que podem reverter os angustiantes problemas que acometem Brasília e Entorno.

A região geoeconômica do DF é do tamanho da Bélgica, um dos países que oferecem as melhores condições de vida para sua população. O que não acontece aqui, lamenta Luiz Carlos Botelho. “O Codese foi criado para trabalhar para transformar as expectativas da sociedade em realidade, através de estudos e planejamentos, a médio e longo prazo, agregando a execução das propostas dos governos que, antes das eleições, aceitaram as sugestões. Acreditamos que, ouvindo o desejo da sociedade, os governos podem resolver vários óbices para o desenvolvimento, garantindo apoio àqueles que querem produzir, facilitando suas atividades sem embaraça-los com burocracias impeditivas”.

Para os prefeitos da região, é necessário – com o apoio do GDF e dos governos de Goiás e Minas Gerais – reativar o Conselho da Ride. É importante que todos tenham uma visão ampla do que pode ser conseguido através da Ride, que propõe acatar projetos que atendam a pelo menos dois municípios. Por isto, salientou o prefeito de Unaí /MG – José Gomes Branquinho – a integração econômica da região, que abriga mais de 5 milhões de habitantes, exigirá a integração e o respeito pela viabilidade de cada uma.

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?