Palestra coach motiva empresários do setor

Um despertar aos empresários. Esta foi a proposta da palestra coach “Entendendo por que a crise pode ser a maior oportunidade para o seu negócio” realizada na noite desta quarta-feira (25), no auditório do Sinduscon-DF. Promovida pela Diretoria de Incentivo às Pequenas Empresas (Dipe) do sindicato, o evento contou com o apoio do Sebrae-DF.

Para o diretor do Sinduscon-DF, Marcelo Ferreira, diante do momento econômico pelo qual passa o país, este evento trouxe motivação aos empresários do setor. “Foi uma grande oportunidade para que todos voltem a entender as oportunidades que temos neste momento, bem como iniciem uma preparação para os bons novos tempos que virão”, afirmou.

Com a palavra, o coach empresarial Paulo Marques, que também é consultor do Sebrae-DF, afirmou que a chamada crise, na realidade é uma disruptura, ou seja, uma quebra de paradigmas. E esta realidade, segundo o palestrante, levanta pontos que devem ser observados pelos empresários, como por exemplo as interrelações entre fatores (tecnológico, econômico, socioculturais e etc) e novos papeis gerenciais dentro das empresas. “Como você tem enxergado o nível de maturidade da sua empresa? Você conhece cada questão ligada à ela?”, questionou.

Paulo Marques trouxe dados sobre o setor da construção civil, apresentou exemplos de empresas que saíram do estado de inércia, a partir do momento que decidiram enxergar o cenário de outra maneira e abrir a mente para novas oportunidades. “Temos que pensar, sentir, fazer e realizar”, ressaltou. O coach também mostrou que os problemas são vividos pelos diversos segmentos, mas cabe a cada um deles se reinventarem.

Durante a palestra, Paulo Marques listou algumas dicas e truques para driblar o cenário negativo: Pense e faça diferente; faça uso de todos os recursos disponíveis para a divulgação da sua marca; aproxime-se de pessoas que estão fazendo acontecer; não trace só metas, busque motivação; ponha em prática e mensure; encontre boas alianças e busque parcerias que pensam positivo.

Para finalizar, Marques apresentou a proposta coaching. “Este trabalho estrutura o pensamento, para fazer que você tenha um melhor desempenho”, explicou. O Sebrae-DF oferece uma modalidade empresarial deste trabalho, que segundo o palestrante é anatômico à necessidade da empresa. “O coaching sozinho, hoje, não nos traz grandes resultados. Por este motivo, buscamos torná-lo aderente à realidade dos empresários”, disse.

E como funciona este processo? Marques listou os sete passos: Levantamento e identificação de necessidades; definição das áreas de atuação/parceiros; avaliação e identificação de resistências; desenvolvimento e geração de mudança; medição e avaliação de resultados e acompanhamento. Ele destacou que um dos modelos utilizados neste trabalho junto às empresas é o dos “Sete Rs de Betânia Tanure”, que correspondem a Retirar, Reforçar, Resgatar, Ressignificar, Renovar, Recusar e Reter.

n