NOTA À IMPRENSA – Sindicato exige fiscalização e punição às obras irregulares

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), entidade que representa o setor organizado no DF, reforça a necessidade de fiscalização e punição às construções irregulares espalhadas pela cidade. O alerta justifica-se em função do prédio de seis andares, ainda em construção, que desabou na tarde desta sexta-feira (20), em Taguatinga, próximo ao Taguaparque / Vicente Pires (área de terrenos irregulares e de fiscalização precária).

n

Toda obra irregular não oferece segurança. São empresas e profissionais que não estão registrados no conselho profissional (Crea-DF) e tampouco são filiados às entidades de classe do setor. Não há, desta forma, nenhuma garantia técnica do serviço que está sendo executado. Vale ressaltar, tanto para governo quanto para sociedade, que o risco de obras não licenciadas é altíssimo, podendo comprometer vidas. São construções cujos projetos não foram desenvolvidos por profissionais qualificados e, portanto, não possuem responsáveis técnicos, civil e criminalmente.

O Sinduscon-DF representa mais de 300 empresas da construção civil do Distrito Federal. A atuação do sindicato, referente ao planejamento, execução das obras e instalações de suas associadas, acontece de forma cooperativa e instrutora, não lhe cabendo o papel de fiscalizar ou punir, uma vez que não possui poder de polícia.