Sinduscon-DF trabalha pela consciência ambiental nas empresas

Campanhas em defesa do meio ambiente e disseminação das ações de sustentabilidade compõem agenda de trabalho

A preservação do meio ambiente, em harmonia com o desenvolvimento do Distrito Federal, é uma das principais campanhas do Sinduscon-DF nesta nova gestão. Presidida pelo empresário Luciano Dantas, juntamente com o vice-presidente da casa, Fábio Caribé, no cargo de suplente, a Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (DMAS) é responsável por incentivar a consciência ambiental entre as empresas da construção civil. Na última gestão, o grupo foi comandado pelo empresário Marcontoni Montezuma, que, atualmente, está na liderança da Diretoria de Assuntos Parlamentares.

A diretoria trabalha com assuntos do setor, considerados prejudiciais ao ambiente e que podem ser minimizados. O foco está na redução desses impactos, seja por meio do gerenciamento dos resíduos sólidos, racionalização dos desperdícios na execução das obras, sustentabilidade socioambiental das construções ou disseminação de novas tecnologias.

Protagonista de várias ações na área ambiental, a entidade tem participação ativa em campanhas como “Brasília limpa”, promovida pelo Governo de Brasília e pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Além disso, como o licenciamento ambiental dos empreendimentos costuma ser um procedimento complicado, a diretoria também atua junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram), com objetivo de identificar os possíveis entraves e propor soluções, para que o processo seja mais célere, eficiente e responsável.

A DMAS ainda é responsável pela publicação de documentos e pela promoção de eventos orientativos, que disseminem as melhores técnicas e práticas, bem como possibilitem a consolidação do comportamento ambiental adequado, tanto por partes das empresas associadas ao Sinduscon-DF quanto do setor como um todo. Neste sentido, promove ações em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Universidade de Brasília (UnB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh), Instituto Brasília Ambiental (Ibram), entre outras instituições, todas imbuídas de uma política social e ambiental responsáveis.