Sinduscon-DF participa do 2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria sobre a modernização trabalhista

Yasmin Almeida

Representantes de sindicatos empresariais da indústria de todo o país participaram, na tarde desta segunda-feira, 21, do “2º Diálogo da Rede Sindical da Indústria – Modernização Trabalhista: Impactos sobre o Ambiente de Negócios”.  A diretoria do Sinduscon-DF, bem como o assessor trabalhista da entidade e funcionários marcaram presença no evento. O encontro foi transmitido por videoconferência e contou com a participação de 1.157 inscritos de 25 federações da indústria.

Segundo a gerente-executiva de Relações do Trabalho da CNI, Sylvia Lorena, um dos aspectos mais esperados com a modernização trabalhista é o aumento da segurança jurídica. “Temos nove milhões de processos tramitando na Justiça do Trabalho hoje”, apontou. Segundo ela, a nova legislação visa gerar mais empregos; valorizar o diálogo entre o empregado e o empregador; e proporcionar mais elasticidade nas regras trabalhistas para se adequar ao dinâmico mercado de trabalho. Porém, o grande foco da lei é a negociação coletiva.

Na avaliação do diretor de Políticas e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, o evento foi fundamental nesse momento. “Precisamos esclarecer e atualizar, cada vez mais, para que tenhamos um entendimento de como vão funcionar essa mudanças, principalmente na negociação coletiva”, afirmou.

Representando o Sinduscon-DF, compareceram o vice-presidente José Antonio Magalhães; a diretora Mirelle Corrêa; o assessor trabalhista da entidade, Fernando Russomano, bem como a gerente técnica, Janaína de Oliveira.

Ao final do evento, foi realizado um debate com base em perguntas que os participantes enviaram para um grupo de WhatsApp, criado exclusivamente com intuito de fomentar a ação.