Indicadores e pesquisas sob responsabilidade da Diretoria de Economia e Estatística

Grupo auxilia as demais diretorias na tomada de decisão, com informações atualizadas e de referência

O Sinduscon-DF conta com um trabalho fundamental para o bom funcionamento das empresas, é o da Diretoria de Economia e Estatística (DEE). O grupo é liderado pelos vice-presidentes José Antonio Magalhães e Magda Ribas, titular e suplente, respectivamente. A diretoria realiza levantamentos e análises sistemáticas de índices e dados econômicos globais e setoriais, com prioridade para o âmbito distrital. As informações nacionais são utilizadas como base de comparação para auxiliar as demais diretorias do sindicato na tomada de decisão. Vale ressaltar que todos os dados são atualizados e de referência para o setor.

A DEE atua, ainda, na coleta de preços que servem de base para o Custo Unitário Básico da Construção (CUB-DF). A diretoria efetua o cálculo e faz a divulgação mensal deste indicador de custo setorial, baseado em dados fornecidos por empresas do setor. O índice pode servir como mecanismo de reajuste de preços, em contratos de compra de apartamentos em construção, e como indicador do mercado.

O CUB também é utilizado como parâmetro para o cálculo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), devido pelas empresas quando, por exemplo, este cálculo é realizado por aferição indireta. Ou seja, a emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND), documento exigido em comprovações para financiamentos ou em licitações, está vinculada à publicação do indicador.

A partir desta nova gestão, a DEE fica responsável pelo levantamento periódico da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), documento emitido para reconhecer um acidente de trabalho, bem como uma doença ocupacional. Os dados gerados pelo Sinduscon-DF são apenas das empresas enquadradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) da construção civil. A Cnae é o instrumento de padronização nacional dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento, utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.