Sinduscon-DF estreita laços com Câmara dos Deputados

Patrícia Figuerêdo

n

Reunião de Diretoria recebeu deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF) nesta terça-feira

A agenda de convidados do segundo semestre de trabalho do Sinduscon-DF foi inaugurada com a presença do deputado federal Izalci Lucas (PSDB/DF). O parlamentar participou da Reunião de Diretoria do sindicato desta terça-feira (15). Na oportunidade, o setor pode expor as principais demandas, bem como estreitar laços com a Câmara dos Deputados.

Durante o encontro, o deputado Izalci fez um histórico sobre a recente sanção da Lei Complementar nº 160/2017, que trata sobre os incentivos fiscais. “Este tema já vinha sendo debatido há dois anos. Por meio da mobilização, conseguimos votar a lei”, explicou. Entretanto, ele reforça que não basta somente o incentivo para que as empresas voltem a investir na cidade. “É preciso credibilidade e confiança”, complementou. Ele acrescentou que o governo tem que entender a importância do setor produtivo.

“Um estado que já foi referência no país e, agora, se encontra nesse caos. Há uma omissão de quem pode mudar a realidade”, afirmou Izalci. Segundo o parlamentar, a solução para o DF é o desenvolvimento econômico. “Precisamos de um polo em cada cidade. Temos que dar autonomia a estas regiões. Não tem lógica demorar dois anos para tirar um alvará de construção”, pontuou.

O deputado federal contou, ainda, que tem feito um trabalho de visita às regiões administrativas, com o objetivo de compreender a realidade de cada local. “Estamos consolidando o mundo real”, disse. Para Izalci, somente as pessoas que residem nas cidades podem, de fato, apontar os problemas. Esta ação vai ao encontro dos objetivos propostos pelo Codese-DF, que busca participar ativamente do planejamento econômico e sustentável de Brasília e entorno, a curto, médio e longo prazo.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, que é vice-presidente do Codese-DF, aproveitou a oportunidade para reforçar que o conselho nasce como um vetor das possibilidades de atuação junto ao estado. “Já temos 55 entidades participantes. Isso mostra a reação do setor produtivo em não digerir mais a realidade que estamos vivendo”, afirmou. O presidente do Codese-DF, Paulo Muniz, que também é presidente da Ademi-DF, aproveitou a ocasião para divulgar a mais nova adesão voluntária ao conselho: o vice-presidente do jornal Correio Braziliense, Evaristo de Oliveira, por meio da Fundação Assis Chateuabriand.

Na oportunidade, Izalci aproveitou, também, para anunciar que será criado o Centro de Desenvolvimento Regional. O polo tecnológico busca investir em inovação, incentivando micro e pequenas empresas. Insegurança jurídica, burocracia, Parcerias Público Privadas (PPPs), Reformas Trabalhista, Previdenciária e Tributária, bem como aprovação de projetos e licitações também deram tom ao encontro.

Além dos diretores e associados ao Sinduscon-DF, a reunião contou com o presidente da Asbraco, Afonso Assad; o presidente da ACDF, Cleber Pires; bem como o deputado distrital Rafael Prudente (PMDB).