Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas preza pelo bem-estar de empregado e empregador

Atuação na área trabalhista é um dos grandes focos do Sinduscon-DF

Com a missão de difundir conhecimento para proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e produtivo, o Sinduscon-DF conta com a Diretoria de Políticas e Relações Trabalhistas (DPRT). Ela é liderada pelo vice-presidente do sindicato, Izidio Santos, e pela diretora Mirelle Corrêa, nos cargos de titular e suplente, respectivamente. Prevenção de acidentes, promoção da saúde e segurança no trabalho, cumprimento das normas regulamentadoras e capacitação dos trabalhadores são apenas algumas das áreas em que o grupo atua. Assuntos relacionados à legislação trabalhista e fiscalização do trabalho também são de responsabilidade da diretoria.

Um dos grandes objetivos da DPRT é diminuir, cada vez mais, os índices de acidentes no trabalho. Com este propósito, o sindicato, junto a outras entidades, promove treinamentos e trabalha na elaboração de normas que orientam empresários e trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro e eficiente. Para que as regras sejam aplicadas de forma correta, a entidade auxilia com materiais educativos, tanto para operários quanto para empresários.

A diretoria merece destaque, também, pelas ações vinculadas à Comissão Intersindical de Conciliação Prévia da Construção; ao Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção do Distrito Federal (CPR-DF); e ao Grupo Interinstitucional do Programa TRT 10 de Trabalho Seguro (Getrin 10).

Além disso, a DPRT traz duas comissões temporárias, que são convocadas quando necessárias. Uma delas é a Comissão de Negociação Salarial, que se reúne anualmente, para negociar a Convenção Coletiva (principal e aditivos) da categoria com o STICMB e Senge-DF. A outra é a Comissão para Apuração da Causa de Acidente (Capa), convocada pelo empregador toda vez que ocorre um acidente fatal em seu canteiro.

O trabalho do grupo relaciona-se, ainda, com entidades e organismos ligados à área trabalhista, como Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Distrito Federal (SRTE-DF), Fundacentro, Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), Seconci-DF, Sesi-DF, Senai-DF, entre outros.