Sebrae e Senai-DF se unem em busca de indústrias mais sustentáveis

Assessoria de Imprensa do Senai-DF

A busca por energias provenientes de fontes com menor impacto ambiental e economicamente viáveis é uma tendência em todos os países do mundo, principalmente, devido ao aumento do temido efeito estufa. Para ajudar a cumprir esse desafio, uma alternativa é gerar energia por meio de placas fotovoltaicas, já que o Brasil tem uma das maiores incidências de radiação solar do mundo.

Para disseminar informações, tirar dúvidas de empresários e mostrar as oportunidades de negócios que podem surgir com a implantação desse tipo de geração de energia no país, o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF realizou, na manhã do dia 26/07, o seminário: “Energia solar fotovoltaica – Desafios e oportunidades para os pequenos negócios”. O evento faz parte da parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF) e tem foco nas indústrias do setor moveleiro, de artefatos de concreto e pequenas construtoras.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, realizou a abertura do evento e enfatizou que é preciso que o Brasil busque novas formas de economizar recursos naturais e preservar o meio ambiente. “A Alemanha, que é um país em que o sol brilha menos de seis meses por ano, já tem todo abastecimento de energia feito por meio de placas fotovoltaicas. O Brasil tem uma imensidão de terras e um sol maravilhoso – que, só no Ceará, chega a brilhar mais de 300 dias por ano. Comparando os dois, é possível ver que nós temos um grande potencial solar a ser aproveitado”, explicou Graciomário.

A programação do evento apresentou painéis que mostram que o uso da energia solar não se restringe às grandes empresas; a palestra “Sustentabilidade: desafios e oportunidades no campo da energia”; e apresentações dos programas Brasília Solar e Casa Solar. Este último, é desenvolvido pelo Senai-DF, na unidade de Taguatinga, e foi apresentado pelo professor da instituição Carlos Eduardo Pereira.

O docente do Senai explicou que o objetivo foi mostrar a possibilidade de o empresariado usufruir da energia solar e aproveitar os frutos que, possivelmente, virão no futuro. “É uma questão de investimento. Esses sistemas apresentam, em média, de 5 a 6 anos de retorno financeiro. A energia fotovoltaica acaba sendo uma segurança, porque é um backup para o empresário que, independente da concessionária, tem a energia sendo gerada para sua empresa”, afirmou Pereira.

Segundo Graciomário de Queiroz, uma das razões de a energia solar não ser tão utilizada no país é o alto custo dessa tecnologia e a falta de investimento e divulgação por parte do governo. “Para que essa tecnologia tenha melhor aproveitamento, é importante que tenhamos uma produção em grande escala, que fará com que esses equipamentos tenham preço mais competitivo. Nós ainda estamos praticando preços muito elevados, se comparados aos da China ou da União Europeia, onde esses equipamentos são vendidos por 1/3 do que é praticado no Brasil”, exemplificou o diretor da Fibra.

A iniciativa abre um debate com os empreendedores sobre os benefícios das práticas sustentáveis a longo prazo, além das oportunidades de negócios que surgem com a implementação dessa tecnologia. “O Brasil tem um imenso potencial. Os desafios são imensos, mas as oportunidades são maiores ainda. E o potencial é fabuloso, basta a gente adotar as políticas certas e caminhar no sentido adequado para viabilizar, efetivamente, a energia solar fotovoltaica para os pequenos negócios no Brasil e aqui no Distrito Federal”, concluiu o diretor de atendimento do Sebrae no DF, Júlio Miragaya.

O Senai-DF, por meio do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil, realiza consultorias a empresários que desejam implantar o sistema de energia fotovoltaica. Para saber mais dessa consultoria, entre em contato com o IST pelo número (61) 3353-8736.

Placa de energia solar exposta no evento

Qualificação profissional no Senai

O Senai-DF oferece vários cursos na área de Energia Solar. Na área de Solar Fotovoltaica (energia elétrica), os cursos capacitam os profissionais para realizar levantamento de cargas elétricas, dimensionar equipamentos, levantar especificações técnicas e realizar manutenções de sistemas fotovoltaicos. Os cursos ofertados são: Dimensionamento de Sistema Fotovoltaico (com carga de 40h) e Instalador de Sistema Fotovoltaico (200h).

Na área de Solar Térmica (aquecimento de água), a instituição oferece cursos que capacitam os profissionais para realizar levantamento de cargas térmicas, dimensionar equipamentos, levantar especificações técnicas e realizar manutenções de sistemas de aquecimento de água. Os interessados podem optar pelos cursos de Dimensionamento de Sistema de Aquecimento Solar Térmico de Pequeno Porte, de carga horária de 40h ou Montador de Sistema de Aquecimento Solar Térmico de Pequeno Porte, com carga horária de 160h.

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento do Senai Taguatinga pelo telefone: (61) 3353-8715.

Fotos: Moacir Evangelista/Fibra