Evento celebra o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

A prevenção de acidentes no ambiente de trabalho é tema de várias datas comemorativas, eventos e preocupações de sindicatos, entidades e órgãos no DF. Na construção civil, não é diferente. Para celebrar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho, aconteceu um encontro na Câmara Legislativa da capital. Promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), o evento teve por objetivo divulgar as ações das instituições participantes na área de Saúde e Segurança do Trabalho, bem como incentivar a cultura da prevenção. "É muito gratificante ver um auditório tão cheio especialmente num momento como esse em que estamos vivendo para falar de questões relacionadas à saúde do trabalho. O Getrin desperta nos empresários e trabalhadores a importância da vida. Esse evento não é de comemoração, mas sim de conscientização de todos”, explicou o coordenador do Getrin 10, juiz Francisco Luciano de Azevedo Frota.

Durante o evento, órgãos que compõem o grupo fizeram uma explanação sobre a função de existir de cada um e seu relacionamento com o tema em debate. Falaram representantes da Cerest, Fundacentro, STICMB e Sinduscon-DF. Todos ressaltaram a importância da prevenção de acidentes e das ações em prol da saúde dos trabalhadores. Em seguida, os participantes assistiram a uma palestra da professora da Universidade de Brasília (UnB), Drª Ana Magnólia Mendes sobre saúde mental no ambiente de trabalho.

O papel do Seconci-DF na prevenção de acidentes

Segurança no ambiente de trabalho é tema constante nos debates e ações dos órgãos que compõem o Getrin. Entre eles, o Seconci-DF, braço social da construção civil. A entidade conta com uma gerência específica para tratar deste assunto e disponibiliza às empresas e trabalhadores serviços de orientação, promoção e conscientização sobre o tema. “Já avançamos muito na implantação  de medidas de segurança no ambiente de trabalho, mas ainda há muito o que fazer. Nosso papel é de disseminar informações para que haja conscientização tanto dos trabalhadores, quanto dos empresários do setor”, disse a gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira.

Durante o evento realizado nesta quinta-feira, o Seconci-DF foi lembrado pelos participantes como responsável por melhorar o ambiente de trabalho na construção civil. Parceiro da entidade nas ações que visam a integridade e segurança no ambiente laboral, o Sinduscon-DF fomenta a cultura da prevenção e reforça a importância do debate e realização de atividades que reforçam a prevenção nas empresas. “Ele visa atender e dar cidadania ao trabalhador. Não conheço outro setor que tenha esse serviço. Levamos diversos atendimentos: odontológico, médico, de alfabetização, entre outros. Isso é dar cidadania ao trabalhador”, disse o diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores (STICMB), Raimundo Salvador, a entidade melhorou as condições de trabalho e mudou a realidade dos operários do setor. “Hoje é um dia para que possamos debater, mostrar avanços e desafios. Muitos avanços aconteceram como, por exemplo, a criação do Seconci-DF, uma parceria do Sinduscon-DF com nosso sindicato”, disse Salvador.