Desafios e oportunidades da Energia Solar Fotovoltaica para pequenos empresários

Com o objetivo de disseminar a tecnologia de Energia Solar Fotovoltaica em pequenos negócios, o Sebrae-DF tem organizado cursos, oficinas e palestras sobre o assunto. Um seminário sobre os desafios e oportunidades ligadas ao tema foi realizado na manhã desta quarta-feira (26), no auditório da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). A ideia foi mostrar as oportunidades de negócio que podem surgir com a implantação desta fonte de energia.

Representando o presidente da Fibra, Jamal Bittar, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da federação, Graciomário Queiroz, deu abertura ao evento. “O Brasil tem um grande potencial a ser aproveitado na questão de energia solar”, disse. Segundo ele, para que esta fonte tenha o melhor aproveitamento é necessária uma maior produção em escala, pois isto fará com que os equipamentos tenham preços mais competitivos. “O seu uso maciço é o que torna a tecnologia viável”, afirmou.

Esta iniciativa do Sebrae-DF abre um debate com os empreendedores sobre os benefícios das práticas sustentáveis a longo prazo, além das oportunidades de negócios que surgem com a implementação dessa tecnologia. “Esse projeto busca promover a competividade por meio da redução de custos, da cooperação entre as empresas e de novas oportunidades de negócios, contemplando ações de atendimento, capacitação e consultorias”, explicou a gestora do projeto, Cristiane Galvão.

A programação ainda contou com painéis demonstrando que o uso da energia solar não se reduz às grandes empresas, como a palestra “Sustentabilidade: desafios e oportunidades no campo da energia”, e apresentações dos programas Brasília Solar e Casa Solar. Representando o Sinduscon-DF, compareceu o presidente da entidade Luiz Carlos Botelho, bem como o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciano Alencar.

O projeto foi resultado de uma parceria entre o Sebrae no DF e o Governo de Brasília, o Instituto Senai de Tecnologia (IST/Senai), a Universidade de Brasília (UnB), a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam).

n

(Com informações da Agência Sebrae de Notícias)