Maryna Lacerda
Agência Brasília
As demandas do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese) foram apresentadas ao governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta sexta-feira (7). O grupo, formado em junho deste ano, discute propostas do setor produtivo para o desenvolvimento econômico da capital brasileira, especialmente até 2030.
Entre as sugestões está a integração de mercados consumidores da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride) e da região metropolitana de Goiânia. Além disso, o Codese manifestou interesse em usar estudos de órgãos como a Companhia de Planejamento (Codeplan) para embasar os trabalhos da entidade.
O apoio aos debates no âmbito do Codese foi confirmado por Rollemberg. Segundo o chefe do Executivo, a melhoria do ambiente econômico local é uma das prioridades do governo. “Toda iniciativa que seja para contribuir para o desenvolvimento de Brasília é bem-vinda”, afirmou Rollemberg.
Outro compromisso reafirmado pelo governador foi o de avaliar e retirar, dentro do possível, os gargalos de normas para a atividade econômica. Para isso, Rollemberg solicitou colaboração do setor produtivo para a identificação das barreiras desde a Lei Orgânica do DF. “Faremos um esforço imediato para alterar, ainda neste semestre que se iniciou, as normas que dificultam o desenvolvimento”, disse.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico é composto por representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada, como integrantes de sindicatos e de associações.
n