Norma brasileira da ABNT aborda sistema de envidraçamento de sacadas

Assessoria de Comunicação da Cbic

Em vigor desde 2014, a NBR 16259 – Sistemas de Envidraçamento de Sacadas – Requisitos e Métodos de Ensaio da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) é uma resposta ao crescente demanda de envidraçamento de sacada por proprietários de apartamentos. A normativa estabelece requisitos e métodos de ensaio para assegurar o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas em edificações de uso público ou privado.

Entre as diretrizes do texto, está a necessidade do cálculo estrutural do prédio para aprovação do projeto e a avaliação do acréscimo do peso do sistema sobre o peso total da edificação – é preciso multiplicar o peso do envidraçamento pelo número de unidades total do prédio para estabelecer quanto a estrutura deverá suportar. A NBR 16259 foi criada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), responsável pela normalização de vidros planos, envolvendo materiais e propriedades dimensionais no que pertence à terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades.

Para acessar a normativa, clique aqui.