Sociedade brasileira está perto de mudança ética, diz Karnal

Assessoria de Comunicação da Cbic

O filósofo e historiador Leandro Karnal disse nesta sexta-feira, em palestra no 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado em Brasília, que o Brasil está “começando a colocar o dedo na ferida” para criar uma sociedade ética. “Nunca antes neste país estivemos tão perto de uma mudança ética”, afirmou.

Karnal lembrou, entretanto, que só chegaremos a um Estado ético quando a sociedade também adotar princípios e valores éticos. Para ele, a sociedade brasileira tem arraigados comportamentos anti-éticos. Ele citou como exemplo a famosa frase “você sabe com quem está falando?”, a aceitação de pagamento sem nota fiscal, pedidos de atestados médicos falsos.

Mas há claros sinais de mudança, um deles é o fato de um filósofo ser convidado para dar palestra sobre ética para empresários, disse ele a um auditório lotado de empresários do setor de construção. Karnal disse que tem viajado o País para fazer palestras em empresas, e isso é um sinal de mudança. Antes, brincou, ética só se discutia em aulas de filosofia. A ética, segundo ele, é uma forma da empresa viver em tranquilidade.

Leandro Karnal foi convidado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Cbic, responsável pelo projeto Ética & Compliance na Construção Civil, que tem empreendido um conjunto de ações orientativas para ajudar as empresas do setor a fortalecer e modernizar seus mecanismos de controle interno.

Clique aqui e acesse as fotos.