Painel destaca importância do guia de Ética e Compliance da Cbic para fortalecer o compliance

Assessoria de Comunicação da Cbic

Convidado a participar do Painel ”Governança & Ética como Política de Resultados Corporativos”, no segundo dia da programação técnica da Comissão de Infraestrutura (COP/Cbic), Júlio Cesar Bueno, advogado-sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados, destacou a importância das ações da Cbic para estimular o fortalecimento dos mecanismos de controle interno das empresas da construção civil, incluindo o mapeamento de práticas que podem favorecer a prática de desvios. “Em 2015 eu soube que a Cbic lançaria um Manual de Ética e Compliance. Foi uma ousadia a Cbic lançar essa proposta”, disse Bueno.

Para o presidente da Cbic, José Carlos Martins, o ponto principal do tema governança diz respeito à transparência. “Não podemos deixar o mercado de capitais vinculado ao setor na mão apenas dos grandes grupos estrangeiros. Temos que nos preparar para isso”, afirmou.

Segundo Júlio Cesar, a evolução da construção começou na década de 90 com a lei 8.666 de licitações, a lei de arbitragem, e o aparecimento de conceitos na área de infraestrutura que passaram a regular os modelos contratuais. Isso levou a uma mudança nas regras contratuais. “Esse amálgama todo afetou as relações nas áreas das construções e no seu modelo de negócios. Esse atropelo de mudanças teve um impacto nas empresas que não acompanharam as mudanças”, disse o advogado.

“Lembro que na terceira rodada de concessões teve um grupo consorciado que virou um case no mercado. A razão positiva foi que houve investimento na questão de governança”, disse o presidente da Comissão de Infraestrutura (COP) da Cbic, Carlos Eduardo Lima Jorge. “Eles não executam as obras das concessões que eles transferem para uma empresa especializada. Na época, foi o único consórcio que obteve financiamento integral do BNDES”, acrescentou.

O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon¬-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional

e acesse as fotos.