Comissão de Infraestrutura debate no 89° Enic alternativas para alavancar a formação dos consórcios municipais

Assessoria de Comunicação da Cbic

A crise fiscal na economia brasileira reduziu a capacidade de investimentos em infraestrutura com recursos púbicos. Atenta em buscar alternativas que viabilizem novos investimentos, a Câmara Brasileira da Construção Civil (Cbic), por meio da Comissão de Infraestrutura (COP), levou ao painel Investimentos em Infraestrutura durante o 89° Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) soluções para a recuperar os investimentos nos próximos anos.

Quatro grandes temas: os investimentos em infraestrutura; os financiamentos para estruturação de parcerias em municípios; governança corporativa e ética para o acesso melhorado aos serviços públicos e um conjunto de iniciativas do setor para inibir à prática de corrupção nas licitações. O programa de trabalho da Comissão de Obras Públicas e Infraestrutura da Cbic-COP/Cbic no 89° Enic conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O presidente da COP, Carlos Eduardo Lima Jorge, disse que há disposição do governo federal, de retomadas das 1.600 obras paralisadas, no âmbito do PAC .

O secretário de Articulação de Investimentos do Programa de Parceria em Investimentos (PPI), Marcelo Allain, fez uma apresentação sobre o projetos em rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos aprovados pelo Conselho do PPI para as concessões. Segundo ele, foram 89 projetos aprovados pelo conselho e 46 projetos entregues.” Conseguimos cumprir, em um ano de existência do conselho, um cronograma bem sucedidos dentro do prazo proposto.”

O segmento da construção entende que uma saída para a recuperação econômica do país, com rápida resposta na geração de emprego e renda, além de reflexos nas economias locais, será a implementação de projetos em parceria com as empresas privadas nas modalidades de concessões e parcerias público-privadas. A Cbic tem defendido junto ao governo federal um processo de licitação em projetos menores com o objetivo de ampliar a participação de empresas médias no processo licitatório.

O diretor do Departamento de Parcerias do Ministério do Transportes, Fábio Freitas entende que as empresas médias terão condições de participar em trechos menores. “Em algumas rodovias  poderá ser aplicado o conceito da subdivisão em maior número de trechos.  Queremos atrais o investidor internacional, que poderá vir consorciado às médias empresas".

O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional.

Confira
as fotos do painel.