Representantes da construção civil se reúnem com secretários de Estado para apresentar dificuldades do setor

Assessoria de Comunicação Social da Asbraco

Na última quinta-feira (11), na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil  (Sinduscon-DF), o presidente do sindicato, Luiz Carlos Botelho Ferreira; o presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Luiz Afonso Assad; e o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Paulo Muniz; reuniram-se com os secretários de Fazenda do DF, João Antônio Fleury Teixeira; de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, Leany Lemos; e de Desenvolvimento Econômico do DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, para apresentar as demandas do setor.

Durante o proveitoso encontro, os representantes do setor produtivo indicaram alguns pontos que têm dificultado o trabalho do segmento no DF. Dentre os tais, os atrasos superiores a 90 dias nos pagamentos às empresas, contados após a prestação integral dos serviços; o excesso de cancelamento de empenhos e os obstáculos para execução de obras foram uns dos mais comentados.

Contestou-se, também, a obrigatoriedade de cobrança da Outorga Onerosa de Alteração de Uso (Onalt) e do Direito de Construir (Odir) sob os alvarás de construção e de funcionamento, após a prescrição dos prazos desses alvarás, o que o setor considera irrazoável e abusivo.

De outra parte, os secretários de Estado expuseram as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo de Brasília como um complicador atual, ao mesmo tempo em que se mostraram sensíveis aos apelos do setor, receptivos e munidos de boa vontade para cooperar com a classe no tocante aos temas apresentados.

Segundo o presidente da Asbraco, “oportunamente, o setor produtivo demonstrou o seu embasado descontentamento e teve uma resposta positiva do Estado”. De acordo com Afonso Assad, todos os assuntos em pauta foram muito bem recebidos e compreendidos pelas autoridades e, agora, a construção civil no DF aguarda um retorno satisfatório.