Assessoria de Comunicação da Cbic
Foi lançado nesta sexta-feira, durante o 89 Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), uma versão atualizada do Catálogo de Normas Técnicas. Essa é a sexta edição do documento que reúne todas as normas que incidem durante a vida útil das edificações.
A publicação é resultado de uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat).
Referencial indispensável para empresas do setor, o Catálogo cumpre exemplarmente a função de instrumento de informação técnica e de segurança jurídica para as construtoras. Nesta edição, a publicação passou a incorporar as normas de Gestão Ambiental e Gerenciamento de Resíduos.
Outra novidade é que, ao acessar o documento via internet, basta clicar na norma desejada para abrir um link – para a página da Associação Brasileira e Normas Técnicas (ABNT). – com a versão mais atualizada da regra selecionada.
“Trata-se de um guia prático, para facilitar o uso das normas técnicas visando assegurar a conformidade de todo o setor, reduzindo fragilidades técnicas nas futuras edificações e garantindo qualidade e segurança aos empreendimentos”, afirmou o presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos.
Ao todo, são 1.047 normas listadas. Esse conteúdo está dividido por temas: viabilidade, contratação e gestão; desempenho, projetos e especificação de materiais e sistemas construtivos; execução de serviços; controle tecnológico; manutenção; qualificação de pessoas; e resíduos da construção civil.
Desse total de normas, 351 estão em vigor há mais de dez anos e, portanto, “estão em tempo de talvez serem revisadas”, disse o líder do Grupo de Trabalho de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comat e idealizador da publicação, Roberto Matozinhos. Como apenas 6% das normas tratam da execução de serviços, ele defendeu o aumento dessa fatia.
Para o presidente da Cbic, José Carlos Martins, o Catálogo “facilita o trabalho de construtoras e incorporadoras, estimulando a boa engenharia que marca a construção civil brasileira”.
O presidente do Sinduscon-MG, André de Sousa Lima Campos, ressalta que a “publicação expressa o empenho das entidades do setor da construção civil em orientar e facilitar o atendimento às normas técnicas”.
O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional.