Dono de construtora, major emite laudo para empresa dele erguer prédio no DF – Portal G1

Portal G1

Um major dos bombeiros cedido à Defesa Civil pediu exoneração do cargo nesta quinta-feira (11) após uma denúncia do DFTV mostrar que Mário Henrique Furtado emitiu um laudo autorizando a construção irregular de um prédio em Vicente Pires, no Distrito Federal. O empreendimento é realizado pela empresa RMF Engenharia e Arquitetura, na qual o major consta como sócio proprietário.

O edifício de seis andares está em construção mesmo sem alvará e com a consideração da Agefis de que o prédio é irregular. A produtora da TV Globo Mara Puljiz apurou que o major é sócio proprietário da empresa de engenharia junto com o irmão.

Segundo a Defesa Civil, a obra foi interditada em março deste ano por outros motivos e atualmente o órgão avalia os riscos da construção. Questionados sobre suposto conflito de interesse na emissão do laudo técnico, o major, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a empresa RMF Engenharia e Arquitetura não se manifestaram.

Em março, a Defesa Civil vistoriou o prédio após uma denúncia de problemas na estrutura da construção. Mas, o documento emitido pelo major Mário Henrique Furtado não considerou a obra irregular e descartou riscos na construção.

Para a presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, o caso merece alerta. “Os prédios naquele local geram um risco enorme para aquela população. As obras de infraestrutura, de asfalto, de drenagem, não foram projetadas para obras daquele porte”, afirmou Bruna Pinheiro. A Agefis informou que a obra foi considerada ilegal e penalizada como as outras realizadas no local, mas que a investigação sobre conflito de interesse deve ser realizada pelo Corpo de Bombeiros, órgão de origem do militar.

De acordo com a presidente Bruna Pinheiro, a Agefis começou a adotar outras estratégias para bloquear as construções irregulares em Vicente Pires. “Vamos apreender materiais de construção que forem encontrados e estamos fazendo denúncias individuais na procuradoria, inclusive solicitando bloqueio de bens. Pretendemos também fazer a interdição física com paredes de alvenaria para proibir a entrada de pessoas no local".