Discursos dos ministros do Trabalho e da Transparência mostram crença no sucesso das reformas

Assessoria de Comunicação da Cbic

Os ministros da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), Torquato Jardim, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira, reforçaram a defesa das reformas trabalhista e previdenciária e sinalizaram expectativa de que as propostas sejam aprovadas pelo Congresso Nacional ainda em 2017. Com mensagem tranquilizadora, os dois ministros participaram, na manhã desta sexta-feira (26), do painel O Brasil do Futuro, As Oportunidades em um Novo Ambiente de Negócios, na programação matinal do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), principal evento do calendário anual da construção civil, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e realizado pelo Sinduscon-DF, em Brasília.

Jardim e Nogueira, frente a uma plateia com mais de 1.400 empresários, mostraram otimismo ao em relação ao andamento das propostas que o governo federal encaminhou ao Legislativo. O posicionamento está sintonizado com a mensagem do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que abriu o painel. Em síntese, as três autoridades evidenciaram que o primeiro escalação do governo federal acredita na aprovação das reformas enquanto avalia que o assunto está incorporado à agenda nacional e se tornou tema que extrapola o debate político.

“Não há melhor resposta do aparato civil do que aprovar as reformas”, avaliou Jardim. Com relação ao contexto e à crise política, o ministro da Transparência manifestou confiança na atuação das instituições envolvidas na apuração e no julgamento dos crimes associados ao desvio de verbas públicas. “Nenhum país, hoje, revira suas próprias entranhas contra a corrupção como faz o Brasil”, disse ao reconhecer que o arranjo brasileiro para combate a esse crime é complexo e confuso, quando deveria funcionar de modo unificado.

SEGURANÇA JURÍDICA – O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ao iniciar sua fala, esclareceu que a reforma trabalhista segue três diretrizes básicas: a consolidação dos direitos do trabalhador; a busca de segurança jurídica e a geração de empregos. “O mundo mudou, as relações trabalhistas são outras, surgiram novas atividades e o Brasil precisa se inserir nesta realidade”, discursou o ministro. “Os que se mantêm contrários às propostas que tramitam no Congresso Nacional não conseguem indicar qual artigo seria prejudicial ao trabalhador.”

O ministro do Trabalho reservou trecho do seu discurso para criticar decisões da Justiça que alteram acordos firmados entre empreendedores e empregados. “Não podemos permitir que essa insegurança jurídica continue no Brasil”, disse Nogueira, declaração que mereceu aplausos. Logo depois, o ministro citou os 38,6 milhões de empregos diretos que, segundo ele, estão sujeitos às dificuldades da legislação atual. “O governo federal está, sim, cumprindo a sua parte”, concluiu.

Falta de investimentos, juros altos e alta carga tributária compõem, segundo o presidente da Cbic, José Carlos Martins, o cenário que ronda os empresários. “Até hoje, 57% dos trabalhadores do setor são informais”, destacou. “O setor de construção civil foi o mais afetado nessa recessão”, afirmou o jornalista Cristiano Romero. “Há um outro Brasil que funciona, que dá certo e esse Brasil está esquecido”, opinou o ministro Jardim ao defender aqueles que seguem a legalidade.

MOBILIZAÇÃO – No final do painel da manhã desta sexta-feira, o presidente da Cbic avaliou como positiva a participação de três ministros. “A intenção com o evento era dar um panorama dos temas mais importantes da agenda nacional e discutir o que podemos construir”, explicou Martins. “O nosso envolvimento, dos empreendedores, é vital nesse processo, não podemos nos intimidar pela turbulência política. Temos que participar ativamente da construção do país que queremos para os nossos filhos e netos”, concluiu.

O encerramento do Enic está previsto para a noite desta sexta-feira, com um show da banda Paralamas do Sucesso, no Espaço Net Live, às 21h. A 89ª edição do encontro, sob o lema Superação é nossa maior obra, é resultado da parceria da Cbic com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal do Distrito Federal (Sinduscon-DF). Em 2018, a capital catarinense, Florianópolis, sediará entre 16 e 18 de maio o 90º Enic, cujo tema central será Inovar e Crescer, construindo um País Melhor. Como a cidade é um pólo de produção tecnológica, a tônica do evento serão as novidades para a construção civil.

O 89° Encontro da Indústria da Construção (Enic) é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e uma realização do Sinduscon¬-DF. As reuniões técnicas das Comissões, Fóruns e Banco de Dados da Cbic contam com a correalização do Senai Nacional e Sesi Nacional.

e acesse as fotos do Enic Brasília.