60 anos Cbic: Conselho de Administração da entidade se reúne na nova sede, em Brasília

Assessoria de Comunicação da Cbic

Representantes do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) estiveram reunidos na manhã da última quarta-feira (12/04), na nova sede da entidade, no SBN Quadra 01 Edifício Armando Monteiro Neto, Subsolo 1, em Brasília, tratando de temas de grande relevância para o setor da construção. Durante a reunião também foi aprovada a associação do Sinduscon de Jaraguá do Sul, de Santa Catarina, à Cbic, que agora passa a ter 86 entidades associadas.

Sobre as eleições da Cbic, o presidente da entidade, José Carlos Martins, destacou que a chapa está sendo montada “na linha de uma maior harmonização do setor”. A eleição ocorrerá durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado de 24 a 26 de maio, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, e que tem como tema principal “Superação é nossa maior obra”.

Durante a reunião, o presidente do Sinduscon-DF, entidade realizadora do Enic, destacou os temas dos painéis gerais das manhãs dos dias 25 e 26/05, das 9h às 12h. No dia 25, o painel abordará o tema “O Papel do Legislativo na Recuperação da Economia Brasileira”, com a participação do senadores Romero Jucá (PMDB/RR) e Antonio Anastasia (PSDB/MG); e do deputado Pauderney Avelino (DEM/AM), com a mediação do jornalista William Waack. Já o painel do dia 26 será sobre o tema “O Brasil do Futuro: as oportunidades em um novo ambiente de negócios”, com a participação do diretor do Google Brasil, Fabio Coelho, e mediação do jornalista Cristiano Romero.

Botelho também destacou um dos painéis da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Cbic que abordará as “Iniciativas de Cidades Inovadoras para Transformação do Mercado da Indústria da Construção voltado à Sustentabilidade”, moderado pelo ex-prefeito de Maringá e coordenador do projeto "O Futuro da Minha Cidade", da Cbic, Silvio Barros. O painel contará com a apresentação do case A Cidade que Poupa Água – Zaragoza, na Espanha, que será apresentado por representante do governo da cidade espanhola; bem como de Panorama da Gestão e Crise Hídrica no Brasil – perspectivas para o Fórum Mundial da Água 2018, a ser apresentado por representante da Agência Nacional de Águas (ANA). O evento está preparado para receber dois mil participantes. Para se inscrever e obter mais informações, clique aqui.

Durante a reunião, o vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson Antônio de Souza, abordou o tema “A Caixa como Indutora do Crescimento”. Na avaliação de Nelson de Souza, o momento econômico do país está melhor. Ele destacou as recentes mudanças para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), a decisão do governo de não atrasar mais pagamentos e não deixar o programa paralisado. “Foram retomadas 28 mil unidades e a ideia é retomar outras 10 mil para que até o final do ano não tenha empreendimento paralisado em nenhum estado do Brasil”, destacou, reforçando “o empenho do governo para que tudo saia da melhor maneira possível para o maior programa de habitação do mundo”. O vice-presidente da Caixa também ressaltou a questão da renegociação, repactuação, pagamento parcial de prestação e o trabalho da Caixa de análise de crédito das empresas.

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que irá discutir a Reforma da Previdência Social proposta pelo governo do presidente Michel Temer, também participou da reunião do conselho. Marum destacou a necessidade de aprovação da Reforma da Previdência, que, junto com a PEC do Gasto Público (241) ajudará o país a retomar o desenvolvimento.