Saúde nos canteiros de obra do DF

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Toda as terças e quintas, uma equipe de funcionários do Seconci-DF sai da sede, Placa da Mercedes, Núcleo Bandeirante, para atender trabalhadores da construção civil. Já são mais de cinco anos levando diversos atendimentos de saúde: aferição de pressão arterial, glicemia, medição de peso e altura, índice de massa corporal (IMC), acuidade visual e uma entrevista com a assistente social da entidade.

O objetivo do programa Seconci Itinerante é fazer um check-up da saúde do trabalhador e alertá-lo sobre possíveis problemas que poderão acontecer diante de descuidos ou exageros, sejam eles na alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, entre outros. “Nosso trabalho é mostrar a realidade de cada trabalhador. Ao ver os resultados dos exames, sempre orientamos para que, havendo necessidade, eles procurem mudar e evitar problemas maiores de saúde”, explica o técnico de Enfermagem do Seconci-DF, Luiz Muniz.

Além do atendimento médico, os trabalhadores contam com a presença da assistente social que conversa com os operários sobre direitos e benefícios que eles possuem e, em alguns casos, desconhecem. “As orientações são para que eles conheçam seus direitos. Muitos não conhecem grande parte do atendimento que o poder público oferece. A intenção é esclarecer dúvidas e, tendo necessidade, oferecer o encaminhamento para que eles procurem seus direitos”, explica Maythê Gonçalves.

Ela explica ainda que durante o Itinerante oferece outros serviços disponíveis no Seconci-DF para as empresas que recebem a equipe do programa. “De acordo com as informações, é possível perceber como está a saúde bucal dos funcionários, a alfabetização e, com isso, ofereço serviços nas diversas áreas”, finaliza.

Os benefícios para os trabalhadores e empresas que participam deste programa são contínuos e quando há necessidade de intervenção ou de retorno, a assistente social pode ser contatada para atender as demandas posteriores ao atendimento nas obras. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (61) 3399-1888 ramal 241 ou pelo celular (61) 98124-3486.