Falta de fiscalização em Vicente Pires coloca em risco vida da população

Denúncia mostra que, na construção de um prédio na região, pilar da base de sustentação é retirado para dar lugar a vagas de garagem

A ocupação irregular de terras no Distrito Federal vem sendo agravada ano após ano. Um grande exemplo é Vicente Pires, que sofre crescimento desordenado e não possui nenhum tipo de fiscalização. Dados de 2016, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), mostram que 98,86% das áreas domiciliares ocupadas na região estão em terrenos não legalizados. São 20.247 casas nesta situação.

As obras descumprem as legislações em vigor e podem trazer riscos à população. É o que comprova uma denúncia feita ao Sinduscon-DF. Em uma chácara da região, está sendo construído um empreendimento, que se encontra no sexto pavimento, onde foi retirado um pilar da base de sustentação com o objetivo de proporcionar vagas de garagem ao prédio.

O Sinduscon-DF considera esta situação alarmante, uma vez que coloca em risco a vida das pessoas envolvidas na construção, bem como de quem estiver nas redondezas. Há muitos exemplos de conhecimento público em que alterações na estrutura, sem a supervisão técnica adequada, podem causar danos à estrutura das edificações, podendo chegar, inclusive, ao colapso.

Entretanto, as ações de combate, por parte dos órgãos de fiscalização do estado, têm se mostrado insuficientes frente ao avanço acelerado das invasões, que dão origem aos loteamentos particulares, burlam todas as normas vigentes sobre edificações urbanas e de preservação do meio ambiente. “É necessário rigor quanto ao cumprimento das leis e normas vigentes, independentemente se estão em áreas ilegais ou não. Tais irregularidades colocam em risco a vida humana, incluindo os moradores das redondezas, trabalhadores da obra e até mesmo os futuros inquilinos”, defende o presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira.

O sindicato, ciente da gravidade do assunto, já encaminhou a denúncia ao órgão de fiscalização, Agefis-DF e aos conselhos profissionais (Crea-DF e CAU-DF). A entidade reivindica que o empreendimento localizado na Rua 4C Chácara 2 Lote 2 – Colônia Agrícola Samambaia, em Vicente Pires, tendo como ponto de referência a Faculdade Mauá, bem como outros da região, sejam fiscalizados, mesmo que em terrenos ilegais.