Mulheres que constroem

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICMB) promoveu, no último sábado (11), o encontro Mulheres que Constroem. O intuito foi tratar sobre a presença delas na construção, bem como comemorar o Dia Internacional da Mulher, com palestras, apresentações teatrais e distribuição de brindes. O evento contou com a presença de trabalhadoras e representantes de sindicatos.

O presidente do STICMB, Raimundo Salvador, ressaltou que a ideia surgiu há um tempo e a intenção era ouvir e apoiar as mulheres que atuam na construção. Além disso, e de acordo com ele, é importante a participação delas no setor. “A mulher dentro da construção traz um equilíbrio. Ela é dedicada, atenciosa e tem conseguido cada vez mais espaço. Anteriormente, havia o preconceito e, hoje, o homem entende o papel feminino no setor e a respeita como profissional”, afirmou Salvador.

O Seconci-DF apoiou o evento e disponibilizou a assistente social da entidade e uma equipe médica para atender os participantes. Foram feitos testes de acuidade visual, medição de pressão arterial e glicemia. Presente na abertura do encontro, o presidente da entidade, Deyr Corrêa, ressaltou a importância do evento e fez uma homenagem a sua filha, Mirelle Corrêa, que atua no setor. “Ela é uma mulher educada, inteligente, competente e elegante. E, com esse evento, o sindicato está valorizando a mulher e demonstrando a importância que elas têm e sua ascensão a postos que eram só de homens. Elas estão chegando com vontade, força e competência”, disse Corrêa.

As amigas Veronica Guimarães, Sueli da Costa e Raimunda Vieira marcaram presença no encontro e elogiaram a iniciativa do STICMB. “Eu sempre fui muito respeitada pelos homens e, apesar de nunca ter imaginado trabalhar na construção, hoje estou muita satisfeita com meu trabalho no setor”, disse Sueli.

O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho Ferreira, também esteve presente no evento e reforçou que as mulheres são muito bem-vindas na construção civil. "Nós iremos ampliar todo o processo de treinamento e de contração no nosso setor. Antes, havia um desrespeito à mulher no canteiro de obras, mas, isto, nós já eliminamos", afirmou.

O evento ainda contou com a presença do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região, Marion Caron; da presidente da Anamatra 10, Rosarita Machado; do chefe da Fundacentro-DF, Peniel Pacheco; e da gerente de Segurança do Trabalho do Seconci-DF e coordenadora do CPR-DF, Juliana Oliveira.

n

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Leia mais sobre mulheres na construção.

(Com informações do Seconci-DF)