Seconci-DF inaugura nova turma de Alfabetização

Assessoria de Comunicação Social do Seconci-DF

Mais uma turma de Alfabetização foi inaugurada pelo Seconci-DF, na última sexta-feira (3). Os novos alunos fazem parte da construtora Ipê e terão aulas no canteiro da empresa, localizado em Samambaia. A aula inaugural contou com a presença do empresário Julio Cesar Peres, grande incentivador do projeto; do gerente geral do Seconci-DF, Leonardo Milazzo; representantes da construtora, bem como do coordenador pedagógico do Seconci-DF, Geraldo Gomes.

Os alunos estudarão num espaço montado especialmente para o curso e terão aulas no intervalo do almoço. O projeto do Seconci-DF leva educação para os canteiros há quase 30 anos e, em parceria com as empresas, as professoras da entidade se deslocam até as obras levando ensino para os trabalhadores, oportunizando uma nova chance ao aprendizado.

Durante a inauguração da turma, o empresário e ex-presidente do Sinduscon-DF, Julio Cesar Peres, parabenizou a persistência e a vontade de todos os alunos/trabalhadores que aproveitaram esta oportunidade. “O mais importante de tudo isso é que todos estão atrás de conhecimento. E esse conhecimento será levado pela vida toda”, disse Peres.

Aula inaugural conta com a presença do empresário Julio Peres
e representantes do Seconci-DF

Geralmente, as salas são montadas nos refeitórios, após o almoço ou depois do expediente. Com isso, não há interferência no dia de trabalho, nem no rendimento dos alunos/trabalhadores. “Deixamos a critério da empresa a escolha do local. Em muitos casos, elas montam um espaço próprio e, quando não há essa possibilidade, adaptamos os refeitórios para oferecer o conforto para o trabalhador e para o professor durante as aulas”, explica Geraldo Gomes, coordenador pedagógico do Seconci-DF.

Entre os alunos, todos buscam melhorar o que já sabem. “Eu vou aproveitar essa oportunidade porque só estudei três anos durante toda minha vida. Quero aprender a dividir, porque somar e as outras operações eu já entendo bem”, afirma o armador de Ferragem, José Maria Chaves, 58 anos.

Conheça o projeto

O Seconci-DF oferece educação aos trabalhadores por meio de parceria com as empresas associadas, nas áreas de Alfabetização, Primeiro e Segundo Segmento do Ensino Fundamental. As aulas acontecem nos próprios canteiros e geralmente são ministradas após o almoço ou depois do expediente. Além das empresas, o projeto tem o aval da Secretaria de Educação do DF (SEDF), que certifica o ensino ofertado no final de cada etapa. As turmas são compostas por, no máximo 25 alunos, e as aulas ministradas de segunda-feira a quinta-feira, com duração de duas horas diárias. A sexta-feira é reservada para coordenação pedagógica.

Em números: são cerca de 13.500 atendimentos desde o início do projeto.

n

Espaço para a sala de aula no canteiro da empresa Ipê