Vendas de imóveis teve alta constante de agosto a novembro no Distrito Federal

Profissionais do Texto
Assessoria de Imprensa da Ademi-DF

Imóveis residenciais têm índice de velocidade de vendas de 5,8% em novembro

O Distrito Federal apresentou aceleração no Índice de Velocidade de Vendas (IVV) de imóveis residenciais de agosto a novembro de 2016. Em agosto, o IVV foi de 4,6%, em setembro 4,5% e em outubro 5,2%. O IVV mais recente pesquisado, o de novembro, foi o segundo maior do ano: 5,8%, ficando atrás apenas ao de maio (6,2%). No período de agosto a novembro, o IVV foi de 5,2%.

O IVV teve um crescimento de 25% entre janeiro e novembro de 2016, na comparação com igual período de 2015. Além disso, a venda média mensal foi 22% maior em 2016 do que no ano anterior. De acordo com os dados da pesquisa, pode-se confirmar que os negócios voltaram a crescer na área imobiliária no DF de forma significativa. O setor considera que um IVV na casa dos 5% representa uma velocidade adequada para a venda de um empreendimento imobiliário.

IVV dos imóveis residenciais no DF

n

Os dados são da pesquisa mensal do IVV realizado em conjunto pela Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF). A coleta é feita pela empresa Opinião Informação Estratégica. Participaram do estudo 32 das principais empresas atuantes no mercado imobiliário do DF.

O presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz, afirma que “o setor imobiliário do DF está otimista quanto à recuperação das vendas, mas que já há falta de ofertas para alguns tipos de imóveis novos, afinal, foram anunciados apenas 12 lançamentos em 2016”. Há cerca de 8.100 imóveis em oferta e em 2015 este total era próximo a 10 mil unidades. É o que apontam os incorporadores e administradores imobiliários associados a Ademi-DF.

Em novembro, as vendas de imóveis residenciais foram puxadas pelos negócios fechados na região de Águas Claras, seguida por Samambaia. “Uma das principais empresas de vendas de imóveis novos no DF registrou, em novembro, um resultado surpreendente: vendeu 20 unidades de um quarto em apenas um final de semana em Águas Claras. O morador do DF está interessado em comprar imóveis e o governo local tem que estar atento a isso, de modo a facilitar a realização de negócios, o que beneficia diretamente a população”, afirma Muniz.

Dados da pesquisa

A pesquisa do IVV tem o objetivo de aferir os negócios de imóveis novos residenciais e comerciais no DF e se a velocidade com que são vendidos está de acordo com as expectativas. Há, portanto, um IVV para imóveis residenciais e um IVV para imóveis comerciais. O IVV dos imóveis residenciais em novembro foi de 5,8% e o IVV dos comerciais foi de 1,4%.

No referido mês, foram ofertadas 4.367 unidades residenciais e vendidas 252 pelas empresas que participaram da pesquisa IVV. Também foram ofertadas 1.519 unidades comerciais e 17 imóveis vendidos. As quantidades de imóveis, informadas nos gráficos a seguir, referem-se aos negociados pelas empresas participantes da pesquisa e não representam o total de imóveis em oferta ou negociados em todo o DF. Os percentuais informados podem ser projetados para representação de todo o mercado imobiliário do DF.

Ofertas totais de imóveis residenciais (em unidades)

Vendas totais de imóveis residenciais (em unidades)

Valor do m² imóveis residenciais

Entre várias informações do mercado imobiliário do DF, a pesquisa aponta a variação do preço ofertado por m² dos imóveis residenciais em cada região, em setembro. Na Asa Norte foi registrado o maior valor de oferta: R$ 14.095,47; o mais baixo foi ofertado em Santa Maria: R$ 2.965,38. O valor médio do m² no DF em setembro ficou em R$ 7.934,40.

Preço do m² – Imóveis residências em oferta

Veja aqui a pesquisa na íntegra.