Presidente do Sinduscon-DF agora é Cidadão Honorário de Brasília

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Patrícia Figuerêdo
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Sessão solene que concedeu o título foi regada de emoções, no plenário da Câmara Legislativa do DF

A noite desta segunda-feira (11) foi especial para o presidente do Sinduscon-DF. Ao lado de familiares, amigos, autoridades e parlamentares, o engenheiro e empresário Luiz Carlos Botelho recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. O reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do desenvolvimento da capital federal aconteceu durante solenidade, na Câmara Legislativa (CLDF). A homenagem é uma iniciativa da deputada distrital Telma Rufino (Pros), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 293, de 2017, aprovado, por unanimidade, em sessão itinerante do projeto “Câmara em Movimento”, realizada no sindicato.

Com a palavra, a deputada Telma Rufino reforçou que este título é uma justa homenagem a um homem que dedica sua vida a tornar a cidade cada vez melhor. “É com muita alegria que nos reunimos para homenagear esse amigo, empreendedor e grande incentivador de Brasília. Que continue sendo esse exemplo para nós, cidadãos brasilienses”, afirmou, durante a abertura oficial da sessão.

Ética, dedicação, compromisso, competência e visão crítica. Estes foram alguns dos atributos do homenageado, listados pelo ex-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão, durante sua fala. “É uma homenagem justa e necessária, pois ele tem sido referência para a construção civil e para o mercado imobiliário. O seu exemplo dignifica o nosso setor como um todo”, declarou. Com uma amizade que perdura há mais de 35 anos, Valadão ainda ressaltou que Botelho é um pai e esposo dedicado, amigo solidário e leal, além de ser portador de um profundo dever cível.

O presidente do Sinduscon-DF é casado com Suely de La Rocque Ferreira, tem quatro filhos e sete netos. Durante a sessão solene, a esposa emocionou a todos com um discurso regado de amor e admiração. “Ele é uma pessoa que se entrega com o coração e dedicação a todos que o cercam e a tudo o que faz”, contou. Suely destacou que Botelho é um excelente pai, esposo, filho, irmão, amigo leal, sincero e solidário, sempre dedicado ao seu trabalho e buscando fazer o melhor, com exemplos de determinação e perseverança. “Nunca se esqueceu e deixou de cuidar, com amor e carinho, da nossa família”, ressaltou. Para Suely, a preocupação dele em contribuir para o futuro próspero da cidade, e “fazer acontecer”, é o que foi reconhecido ontem.


Homenageado posa ao lado de seus familiares

O ex-governador de Brasília, Paulo Octávio, também esteve presente e, na oportunidade, apontou que o que mais admira em Luiz Carlos Botelho é o fato dele ser um homem de palavra. “Tem o comportamento retilíneo e o seu pensamento não muda. Você tinha razão: o ‘Brasil precisa de um choque de capitalismo’”, disse, relembrando a frase proferida pelo presidente do Sinduscon-DF há 20 anos. “Nunca o vi mudar os ideais e o que pensa para o Brasil. Precisamos de pessoas como você para construir o país que JK sonhou, com desenvolvimento e progresso”, reforçou.

Complementando todos os adjetivos e considerações feitas acerca de Luiz Carlos Botelho, o presidente da Fibra, Jamal Bittar, acrescentou a retidão, dignidade, liderança, sucesso empresarial e representatividade. “Ele tem uma vitalidade e disposição, que marca o setor produtivo do DF. Quando é demandado, sempre responde com competência e dedicação”, pontuou.

O jornalista e ex-secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, relembrou algumas histórias do período de Juscelino Kubitschek, trazendo à tona lembranças sobre o pai de Botelho, Naynor Alcebíades Ferreira (in memoriam). Gorgulho fez uma surpresa e trouxe um áudio especial enviado pela cantora Glaucia Nasser.

Para finalizar, o presidente da CLDF, Joe Valle, reforçou que a casa legislativa tem a alegria de prestar esta homenagem a um homem conhecido por sua retidão. “Estamos precisando de cidadãos que acreditem no nosso país, na nossa cidade”, defendeu. O deputado também relembrou que Botelho já tem suas realizações, mas, ainda assim, se preocupa com a cidade. “Neste momento em que não acreditamos mais em nada, tem uma pessoa que vem e ajuda a construir, com um modelo extremamente colaborativo”, disse, colocando a CLDF à disposição do homenageado.

Em um discurso emocionado e poético, Luiz Carlos Botelho agradeceu a todos pelas homenagens. Durante sua fala, listou algumas das diversas profissões exercidas ao longo de sua trajetória profissional, que começou aos 7 anos e meio de idade: carroceiro, entregador de leite, engraxate, tipógrafo e motorista de táxi. Esta última, quando já era formado em Engenharia Civil. Com isto, Botelho defende que nada é impossível. “Na vida, tudo se pode. Desde que se queira e que se tenha perseverança”, disse.

O presidente do Sinduscon-DF contou que Brasília era um ermo quando aqui chegou, em 1958, mas não resistiu e se apaixonou pela cidade. “Paixão que só aumentou durante sua inauguração, em 1960”, relembrou. Pioneiro, considera que a capital nasceu da fibra de quem a construiu e acredita ser um dos poucos remanescentes que continuam trabalhando em favor dela, que conta com várias obras executadas pelo engenheiro. “Aos 31 anos, fiz todos os viadutos da W3 Norte”, contou.

Segundo Botelho, os exemplos o fizeram iniciar sua trajetória na vida sindical. Em 2015, assumiu a Presidência do Sinduscon-DF, embora já fizesse parte da Diretoria da casa desde 1997. Para ele, é necessário deixar uma marca. “E nossa marca junto à CLDF começou em fevereiro de 2015, durante uma reunião sobre questões urbanísticas. Desde então, a câmara oportunizou e tem oportunizado mudanças”, elogiou. Destaque para a Lei da Permeabilidade, que teve seu Projeto de Lei aprovado, de maneira unânime, em sessão itinerante da CLDF, realizada no sindicato.

Ao final, Botelho prestou uma homenagem à deputada Telma Rufino, com flores entregues por sua neta Isadora. O presidente do Sinduscon-DF também escreveu um poema para a parlamentar, que foi lido antes de finalizar a sessão.

O evento ainda recebeu o secretário de Economia e Desenvolvimento Sustentável do DF, Antônio Valdir; o deputado federal Izalci Lucas; o deputado distrital Raimundo Ribeiro; o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; o presidente do Clube de Engenharia de Brasília, Hélio Fausto; o presidente do Crea-DF, Flávio Correia, representando o presidente do Confea, José Tadeu da Silva; o ex-presidente do Sinduscon-DF e vice-presidente da Cbic, Elson Póvoa, representando o presidente da Cbic, José Carlos Martins; o vice-presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira, representando o presidente Paulo Muniz; o vice-presidente da Asbraco, Gustavo Feu, representando o presidente Afonso Assad; presidente do Senge-DF, Brasil Américo; bem como diretores e funcionários do Sinduscon-DF, parlamentares, familiares e amigos do homenageado.

Palavras para Luiz Carlos Botelho

“Em nome de Brasília, nós é que agradecemos por tê-lo como Cidadão Honorário. Você preserva valores e torna-se exemplo para as pessoas que acompanham a sua trajetória. Exemplos como o seu, que construíram Brasília, podem fazer com que, brevemente, a gente resgate a vocação histórica de nossa cidade."
Deputado distrital Raimundo Ribeiro

“Luiz Carlos é uma referência para nós, aqui na cidade, não só como empresário, mas como pessoa dedicada à coletividade. Tive o privilégio de conviver com você na época do Fórum Empresarial do DF. Desde aquele período, já demonstrava sua preocupação com a capita federal. Deixou suas empresas e seus negócios para se dedicar à causa maior, que é a nossa cidade."

Deputado federal Izalci Lucas

“Esta homenagem é o reconhecimento dos representantes da população, em nome de todos nós. Agora, é um cidadão, de fato, de Brasília. Sabemos que você honrará esta cidadania, porque, no decorrer da convivência, temos conhecimento das atitudes e atos dentro da melhor presteza e qualidade. Não escolhemos onde vamos nascer, mas podemos escolher onde vamos morar. Receber um título desta natureza, efetivamente, é a coroação da sua escolha. Parabéns!”
Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF

“Este título é o conjunto de uma obra. Você é um competente engenheiro, empresário, ótimo pai e marido. Tem conseguido crescer com a empresa em um meio em que a maioria tem sucumbido. Isto é um diferencial e mostra sua capacidade de reação, empreendimento e visão do futuro. Você é um exemplo que mostra que vale a pena enfrentar o caminho com honestidade e combater o bom combate diante dos problemas e adversidades."

Helio Fausto, presidente do Clube de Engenharia de Brasília (Cenb)

“Viemos aqui homenagear e reconhecer um dos mais importantes pioneiros da nossa cidade. Um homem cuja trajetória tornou-se referência de visão e arrojo empresarial, no exercício diário dos mais elevados princípios da ética e do compromisso com o bem comum. Este título vocaliza o sentimento de todos aqueles que tem o privilégio de conhecer e conviver com você. Luiz Carlos tem feito um trabalho exemplar dentro do Legislativo."
Elson Póvoa, vice-presidente da Cbic e ex-presidente do Sinduscon-DF

“Como presidente do Sinduscon-DF, tem sido um grande parceiro do Crea-DF. Nosso homenageado é uma pessoa que admiro pela dedicação. Engenheiro do DF, que trabalha em busca da valorização dos nossos profissionais e não tem medido esforços. Muito representa a Engenharia aqui na capital federal. Quero parabenizá-lo por esse título!"
Flávio Correia, presidente do Crea-DF

Clique aqui e acesse a Galeria de Fotos no Flickr.


Assista ao vídeo de homenagem elaborado pelo Sinduscon-DF:

n

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?