Portal Planalto
Em reunião no Palácio do Planalto, representantes de federações de indústria levam ao presidente da República propostas para garantir a retomada do crescimento econômico
Presidentes de quatro federações de indústria e empresários apresentaram, nesta terça-feira (13), ao presidente da República, Michel Temer, propostas para atualizar a legislação trabalhista.
Esse foi o terceiro encontro organizado pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para discutir ações voltadas ao crescimento da economia e a geração de empregos no País.
Presente no encontro, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa, disse ao Portal Planalto que um dos principais pleitos levados a Temer por industriais é a necessidade de mudanças na legislação trabalhista.
“É preciso que essas regras, que são regidas pela CLT, que é da década de 1940, possam ser atualizadas para que as indústrias possam ter mais produtividade e uma relação mais próxima com os seus colaboradores”, defendeu João Henrique de Almeida Sousa.
Na avaliação do presidente do Conselho Nacional do Sesi, uma possível reforma trabalhista deve garantir que a convenção entre os sindicatos patronais e os sindicatos dos trabalhadores seja “respeitada com força de lei e valha sem que possa ser mudada.”
Estiveram presentes no encontro, além dos presidentes do Sesi e da CNI, representantes de federações de indústria de estados como Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. A próxima reunião com mais quatro presidentes de federações de indústrias está prevista para o mês de outubro, disse João Henrique. Os encontros devem ocorrer até que todos os representantes das federações industriais sejam recebidos por Temer.