Coordenador da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações apresenta andamento da NBR 10152

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-

Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Em reunião da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Cbic, realizada nesta quinta-feira (04/08), na sede da Cbic, em Brasília, Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Desempenho Acústico de Edificações (CE-02:135.01) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), apresentou o andamento dos projetos das normas NBR 10151, que trata da Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – procedimento (avalia o nível sonoro na cidade) e da NBR 10152 – Níveis de ruído para conforto acústico – procedimento (avalia o nível sonoro no ambiente interno da edificação). 

“Com a Norma de Desempenho (NBR 15.575/2013), tornou-se necessária uma maior preocupação com o desempenho acústico”, destacou Krisdany Cavalcante, e, em razão da correlação com outras duas normas, a necessidade de revisão da NBR 10151 e NBR 10152, deixando bem claro no escopo as restrições quanto às suas aplicações. 

A NBR 10152 estabelece procedimentos para execução de medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações; determinação do nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno a uma edificação; procedimento e valores de referência para avaliação sonora de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso, e valores de referência de níveis de pressão sonora para estudos e projetos acústicos de ambientes internos a edificações, em função de sua finalidade de uso.

Segundo Cavalcante, a norma não se aplica à avaliação de desempenho acústico de sistemas construtivos de edificações. Para esta finalidade aplicam-se as normas específicas; avaliação do nível de exposição ocupacional de trabalhadores, bem como a questões ergonômicas relacionadas às atividades laborais dos ambientes em uso; e avaliação sonora de impacto ambiental. Para esta finalidade se aplica a ABNT NBR 10151 e a ABNT NBR 16425 (todas as partes).

Para o líder do projeto de Acompanhamento de Normas Técnicas da Cbic, Roberto Matozinhos, o trabalho desenvolvido pela Comissão Especial deveria servir de exemplo. “O trabalho desenvolvido com as normas de acústica foi um case de sucesso para o setor. A Comat/Cbic se estruturou e participou intensamente”, destacou Matozinho. “Fiquei muito satisfeito com o resultado”, completou.  

A NBR 10152 já foi aprovada para publicação e aguarda editoração. 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?