DF conquistou dois ouros nas Seletivas WorldSkills 2017 na última semana

Aline Reis
Assessoria de Imprensa da Fibra

O Distrito Federal encerrou a semana com duas medalhas de ouro nas Seletivas WorldSkills 2017. Os torneios que definem os melhores do Brasil em profissões industriais estão acontecendo em vários estados brasileiros. Em Manaus (AM), o representante do Senai-DF, Wanderson Carlos Coimbra dos Santos, se consagrou o melhor profissional do país em Sistemas de DryWall e Estucagem. E, na cidade de João Pessoa (PB), Gilberto Ferreira Santos, também do Distrito Federal, subiu ao lugar mais alto do pódio na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico. Com o resultado, os dois brasilienses vão continuar treinando e, se conseguirem manter o índice do Nacional, vão compor a delegação brasileira na WorldSkillsCompetition, a maior competição de Educação Profissional do mundo, que será realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em outubro de 2017.

Foi a primeira vez que o Senai-DF teve representante nas seletivas nacionais na ocupação de DryWall e já conquistou o ouro. No pódio, ao lado do brasiliense, estavam Carlos Eduardo Martins, de Minas Gerais, e Matheus Elias, do Paraná, segundo e terceiro lugares, respectivamente. A prova de Sistema de DryWall e Estucagem durou 20 horas e foi dividida em quatro módulos. Os competidores foram avaliados quanto a estruturação, chapeamento, tratamento de junta, estucagem e moldura. Foram dezenas de medidas, níveis e esquadros analisados até chegar na nota final.

"Essa experiência, para mim, se resume em uma palavra: superação", comentou orgulhoso Wanderson Santos. O campeão passou mal, tomou soro na veia e, em alguns momentos, precisou fazer as provas sem se alimentar porque não conseguia comer. Mas, mesmo com todos esses percalços, ele foi um dos poucos que conseguiu finalizar todos os módulos da prova.

O instrutor do Distrito Federal, Mateus Mariano, tem um histórico de medalhas na WorldSkills e nas seletivas nacionais. Ele já levou para o DF três pódios e, agora, retorna à Capital Federal com mais uma vitória. "O Wanderson é o cara, ele é show de bola. Enfrentamos muitos problemas, mas ele conseguiu superar tudo", celebrou.

Wanderson Santos conquista ouro em Sistemas de DryWall e Estucagem

O Distrito Federal também garantiu o lugar mais alto do pódio na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico, nas Seletivas WorldSkills 2017. A competição foi realizada em João Pessoa (PB). Gilberto Ferreira dos Santos também volta pra casa com medalha de ouro. O segundo lugar ficou com Anderson Ferreira da Silva, de Minas Gerais, enquanto Renato Pinheiro Filho, de Alagoas, levou o bronze.

De acordo com o técnico do Senai-DFJecivaldo Oliveira, apesar do alto nível dos competidores, Gilberto se destacou, de imediato, no primeiro dia de prova. “Tudo saiu conforme tínhamos treinado, o resultado não poderia ser diferente. Logo na primeira prova, ele se saiu melhor que os demais competidores, então já fiquei confiante”, completa.

Com o ouro em mãos, Jecivaldo já projeta os treinamentos para a competição internacional. “Agora, vamos ter o apoio do Departamento Nacional para montar uma equipe técnica que irá amparar o Gilberto com os estudos e treinamentos. A meta é ser o melhor do mundo em Revestimento Cerâmico”, destacou o técnico. Jecivaldo Oliveira também tem histórico de sucesso na WorldSkills. Ele foi medalha de ouro nessa aplicação, na seletiva nacional de 2010, e voltou do mundial com Certificado de Excelência.

Gilberto Santos durante a prova

Na cidade de Fortaleza (CE), o Senai-DF competiu na ocupação de Eletrônica Industrial, com o aluno Gustavo Pontes. O representante do Distrito Federal terminou a competição como o quinto melhor profissional da área. Já o competidor de São Paulo, Gabriel Alves de Souza, foi o ganhador da medalha de ouro, nessa ocupação. Os competidores precisaram demonstrar capacidades e competências para gerenciamento e organização do trabalho, aplicação dos princípios da Eletrônica na prática, design de hardware, programação de sistemas embutidos, detecção, teste, reparo e montagem de peças e componentes.

A disputa pela vaga brasileira na WorldSkills 2017 na ocupação de Web Design foi uma das mais equilibradas das Seletivas. A prova foi realizada em Macapá, capital do estado do Amapá, e consagrou Eric Marcelino, do Senai de Santa Catarina, como vencedor. Apesar do bom desempenho, o brasiliense Luigi Almeida terminou a prova em sexto lugar.

Já a aluna do Senai Taguatinga Dayane Oliveira representou o Distrito Federal na ocupação Tecnologia de Moda, que foi disputada na unidade de Blumenau, em Santa Catarina. Em quatro dias de Seletiva, a jovem realizou provas de desenho técnico, modelagem, corte e costura, nas quais foi avaliada em diversos critérios pelos 17 avaliadores que participaram da competição. O resultado da prova foi divulgado na manhã desta sexta-feira, colocando a brasiliense em nono lugar na classificação final. O ouro ficou para Minas Gerais com a competidora Hany Rodrigues Moreira.

Próximas disputas

Nesta semana, o Senai-DF será representado em duas ocupações. Em Rio Branco (AC),  Márcio Valério Dalvi Gomes vai competir em Solução de Software para Negócios. E, na cidade de Maceió (AL), a dupla do Distrito Federal, Fernando Furtado Pinheiro e Yuri Dias Oliveira, vai disputar na ocupação Mecatrônica.

Acompanhe todas as informações dos representantes do Senai-DF pelo site www.sistemafibra.org.br/senai/olimpiada e pelo facebook.com/senaidf.