Construção solidária e laços inesquecíveis

TAMANHO DA FONTE: A+ A A-


Yasmin Almeida
Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF 


Empresa associada doa materiais para horta suspensa de alunos especiais

De um lado, blocos de concreto defeituosos e sem utilização. Do outro, o sonho de proporcionar uma horta escolar. Uma iniciativa que uniu de forma admirável a construção civil e o Centro de Ensino Especial 1 de Ceilândia. Foi por meio de uma professora de Educação Ambiental da escola que o Grupotecno – Sistemas Construtivos pôde dar uma finalidade especial para os materiais. Com as doações, a empresa, que é associada ao Sinduscon-DF, viabilizou a construção de uma horta suspensa para garantir acessibilidade aos alunos com deficiência física e conforto aos da terceira idade.  

O representante da organização, Fábio Caribé, acredita na importância de boas práticas. “Foi gratificante poder oferecer tal oportunidade aos alunos. Iremos doar tudo que for possível”, garantiu. Sobre o propósito da doação, ele ainda elogiou: “A iniciativa da horta foi excelente. É fundamental para a criança começar a dar valor ao que ela produz”, ressaltou. 

A diretora da escola, Ana Maria Rabelo, não soube como agradecer tamanha gentileza. “Nunca tivemos uma doação tão significativa como esta”, contou emocionada. Segundo ela, o material doado também pôde ser utilizado para outros fins, como a construção de paredes das salas de aulas, muros e canteiro para flores.  

Sobre a necessidade de uma horta suspensa, a diretora explicou que a prioridade era a questão da acessibilidade e da postura adequada. “Para acoplar as cadeiras de rodas, precisávamos de canteiros suspensos e vazados”, frisou. Além disso, ela alertou que, em função da postura exigida, as hortas de chão são prejudiciais à saúde, principalmente para pessoas mais velhas. A faixa etária dos alunos varia de 3 a 70 anos, o que torna esse tipo de preocupação ainda mais importante. A escola destacou, também, a criação de um curso, desenvolvido para toda a rede de ensino do DF, sobre a necessidade e importância das hortas suspensas para fins didáticos. 


Pequenos defeitos dos blocos não impediram o sucesso da construção


Benefícios do projeto 

Agora, os alunos do Centro de Ensino Especial 1 de Ceilândia poderão ter aulas práticas de horticultura, matéria que engloba tanto jardinagem e preservação do meio ambiente, quanto alimentação saudável e urbanização. Com isso, a horta proporciona um aprendizado saudável e criativo e ainda serve de método interdisciplinar de estudo.  

Outro benefício da iniciativa é que os produtos cultivados sem agrotóxicos, com a ajuda dos alunos, são utilizados para enriquecer a merenda escolar. No caso dos alunos especiais, a atividade também auxilia no desenvolvimento motor, além de estimular a autonomia e ter fins terapêuticos. Ou seja, o projeto cultiva hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos e promove a inclusão social. 

O trabalho, que busca reconhecimento nacional, também será desenvolvido em outras duas escolas do DF – o Centro de Ensino Especial 2 de Ceilândia e o de Samambaia. 

n

 

 

Leave a Comment

Abrir bate-papo
Precisa de ajuda?
Olá, 👋
em que podemos te ajudar?