Assessoria de Comunicação da Cbic
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) realiza amanhã (15), o seminário “Ética e Compliance para uma gestão eficaz” para discutir como o compliance pode modernizar a gestão de entidades e empresas da construção civil no Brasil. Correalizado pelo Sesi Nacional, o evento terá participação de representantes do Judiciário e especialistas para debater como fortalecer mecanismos internos de controle e aperfeiçoar a legislação em vigor. Estão confirmadas as presenças do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antônio César Bochenek; do procurador federal Júlio Marcelo Oliveira, do Tribunal de Contas da União (TCU); do economista Gesner Oliveira e do advogado Fernando Vernalha. O encontro ocorrerá entre 9h e 12h30, no Centro Cultural do Complexo Brasil 21, em Brasília.
Na ocasião, a Cbic vai lançar o Guia de Ética & Compliance da Construção Civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e iniciativas de compliance, alinhadas aos padrões internacionais, que servirão de referência para entidades e empresas do setor. O volume é composto por um guia referencial de ética; um guia de compliance e representação política; um código de conduta concorrencial para a construção civil; e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. São documentos que apontam o que pode ser feito e como aprimorar o relacionamento empresarial com o poder público e outros atores.
O seminário e a apresentação dos documentos são o desfecho de projeto iniciado em 2013, em corealização com o Sesi Nacional, e concomitante às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a Cbic decidiu atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área.
n