Associados ao Sinduscon-DF participam de capacitação em Saúde e Segurança no Trabalho

Patrícia Figuerêdo

Representantes de empresas associadas ao Sinduscon-DF participam do curso “Como lidar com as normas regulamentadoras (NRs) que mais impactam a Indústria?”. A capacitação, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do sindicato, aconteceu nesta quarta-feira (27), na sede da federação. A proposta foi orientar as instituições quanto aos procedimentos obrigatórios para assegurar a segurança e a saúde dos empregados.

O tema do curso é relevante para o setor, principalmente diante do Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho que é celebrado amanhã (28). De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 2011 a 2014, a indústria foi autuada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) mais de 352 mil vezes, o que corresponde a 65% daquelas realizadas no país. Para o palestrante Aledson Costa, o principal motivo das autuações está na “interpretação subjetiva das normas”.

O diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sinduscon-DF, Izidio Santos, que deu abertura ao evento, ressaltou a importância de conscientizar as empresas, principalmente as pequenas, da importância do cumprimento das normas regulamentadoras, seus benefícios e as penalidades impostas pelo não cumprimento. “É fundamental entender a prevenção de acidentes como investimento”, reforçou.

A capacitação, ministrada pelo engenheiro civil e consultor Aledson Costa, abordou desde o fluxo de formulação das NRs até algumas soluções em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) que podem ser adotadas pela indústria para minimizar o impacto das normas nas empresas. Ele também destacou que os custos com SST chegam a R$ 71 bilhões por ano.

Grande parte do curso foi destinada a pontuar e explicar as NRs que mais impactam a indústria. O palestrante destrinchou acerca das normas de número 5, 6, 7, 9, 12, 15, 16, 18, 24 e 35, todas relacionadas à SST. Na ocasião, Aledson Costa também aproveitou para frisar a importância do associativismo nos debates de temas relevantes para o setor. “O trabalho de forma unida agrega ao negócio e produz uma força maior”, ressaltou.

Diretor Izidio Santos durante abertura do evento