Sondagem Indústria da Construção: condições financeiras pioram no primeiro trimestre

Assessoria de Comunicação da Cbic

A Sondagem Indústria da Construção trimestral, divulgada nesta segunda-feira (25/04), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), destaca a piora da questão financeira das empresas do setor da construção, que tem sido fortemente impactada pela atual crise econômica brasileira. De acordo com a pesquisa, os indicadores de condições financeiras apontam insatisfação forte e disseminada com a margem de lucro operacional e com a situação financeira.

Paralelamente, as empresas têm mostrado maior dificuldade de acesso ao crédito. Todos esses indicadores reduziram significativamente e atingiram, no primeiro trimestre de 2016, os menores níveis de suas séries históricas. A eleição dos principais problemas reforça ainda mais a preocupação com as condições financeiras das empresas ao destacar como principal preocupação a taxa de juros elevada, seguida por demanda insuficiente e inadimplência dos clientes.

A carga tributária, eleita como principal problema desde o segundo trimestre de 2014, caiu para a quarta posição. A amostra para a Sondagem Indústria da Construção foi coletada entre os dias 1º e 13 de abril junto a 573 empresas, sendo 182 pequenas, 257 médias e 134 grandes.

Clique aqui para acessar a íntegra da Sondagem.